IMPOSTO DE RENDA DO BEM: CHEGOU A VEZ DE AJUDAR NOSSOS SUPER HEROIS NO COMBATE AO CÂNCER
11 de novembro de 2016

Milhões de brasileiros declaram Imposto de Renda (IR) anualmente, mas o que poucos sabem é que é possível ajudar instituições de amparo a crianças e adolescentes, como a Fundação Sara, com parte desse dinheiro, sem nenhum prejuízo para o declarante. As pessoas físicas declarantes na modalidade de formulário completo podem destinar até 6% do IR devido. Já as pessoas jurídicas tributadas por lucro real podem destinar até 1% do IR devido. O prazo para fazer a destinação é até o último dia útil do ano, ou seja, 30 de dezembro.

O dinheiro arrecadado vai para o Fundo da Infância e Adolescência – FIA e é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Quem dá mais detalhes sobre essa possibilidade é a contadora Cecy Mota. “Para destinar parte do Imposto de Renda para o FIA e ajudar mais quem precisa é muito simples. Basta tomar como base o valor devido da declaração do ano anterior e calcular a quantia que pode ser destinada. Em seguida o declarante faz o depósito na conta do FIA e envia uma carta à entidade que deseja beneficiar com o recurso. Com a carta em mãos, a entidade resgata o valor apresentando um projeto ao CMDCA.”

A contadora explica também que, ao fazer a declaração, até 30 de abril do ano seguinte, o contribuinte lança o valor destinado e recebe de volta o valor corrigido. “Para os contribuintes que terão imposto a pagar, o valor destinado será deduzido, e para os contribuintes que terão restituição, o valor destinado será acrescido. Portanto, a escolha da destinação pode ser feita tanto para quem paga quanto para quem tem Imposto de Renda a restituir”. Em Montes Claros e em Belo Horizonte, a Fundação Sara é credenciada ao CMDCA, e é uma das instituições que o contribuinte pode escolher para ajudar.

Passo a passo para beneficiar a Fundação Sara BELO HORIZONTE

Passo a passo para beneficiar a Fundação Sara MONTES CLAROS

Para mais informações, entre em contato conosco ou com seu contador.
(31) 3284-7690 – Fundação Sara Belo Horizonte
(38) 3214-5500 – Fundação Sara Montes Claros