Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil
15 de fevereiro de 2024

Igualdade de acesso para cuidar de todas as crianças com câncer é o tema da campanha mundial

No dia 15 de fevereiro, a comunidade global celebra o Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil (ICCD), data criada em 2002 pela Childhood Cancer International (CCI). Em 2024, o lançamento da campanha colaborativa é realizado juntamente com a Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica (SIOP) e tem como foco não apenas conscientizar, mas também identificar desafios e desigualdades no tratamento do câncer infantojuvenil, ao longo de um mês.

No Brasil, assim como em países desenvolvidos, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos de idade. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que no triênio 2023/2025 ocorrerão no Brasil, a cada ano, 7.930 novos casos de câncer em crianças e adolescentes na faixa etária citada.

As estatísticas podem e devem ser mudadas. As chances de cura da doença podem ultrapassar 80% quando há diagnóstico precoce e o tratamento é realizado em centros especializados. É fundamental a busca por melhorias na qualidade de vida, especialmente, durante o tratamento do câncer em crianças e adolescentes, uma causa defendida pela Fundação Sara.

No Norte de Minas, não há um centro especializado exclusivo para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. O desafio é oferecer um centro especializado na região para garantir tratamento adequado e oportunidades iguais aos pequenos e jovens pacientes.

Em parceria com a Santa Casa de Montes Claros, onde hoje é ofertado tratamento do câncer para crianças e adolescentes, o primeiro passo foi dado com a construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque, estimado em R$ 8 milhões de reais e com término previsto até o final de 2025. A conclusão e manutenção do primeiro hospital oncopediátrico da região dependem do apoio solidário de milhares de pessoas.

“O direito à saúde é prerrogativa constitucional. O Hospital de Câncer Sara Albuquerque é a concretização de um sonho, sonhado e realizado por cidadãos e agentes sociais de uma gama de setores da sociedade, e vem somar para garantir maior alcance de crianças e adolescentes ao tratamento de câncer com dignidade”, afirma o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa.

Campanha ICCD de 3 anos

A campanha do Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil (ICCD), iniciada e liderada pelo CCI, embarca em uma jornada transformadora, centrada na compreensão e abordagem dos desafios enfrentados pelos pacientes com câncer infantil, cuidadores, sobreviventes, profissionais de saúde e pesquisadores em todo o mundo.

“Unir vozes para o fortalecimento da causa que há 25 anos abraçamos é de importância intangível. A oportunidade nos possibilita ir além dos limites do norte de minas, do estado, do país para o intercâmbio de experiências, desafios e melhorias”, destaca o presidente sobre a importância do engajamento da instituição filantrópica mineira à campanha global ICCD 2024.

A campanha foi projetada para progredir, ao longo de três anos de execução, através de fases distintas, cada uma contribuindo para uma narrativa abrangente que evoluirá com o tempo.

2024 Revelando Desafios – No primeiro ano, com foco na conscientização apela à comunidade global para partilhar os desafios e desigualdades enfrentadas por pacientes com câncer infantil em suas regiões.

2025 Ação inspiradora – Já no segundo ano da campanha, o CCI e o SIOP solicitarão aos seus membros que compartilhem iniciativas e soluções existentes, ou que proponham novas ideias para abordar as questões levantadas em 2024.

2026 Demonstrando Impacto – O último ano da campanha terá como foco demonstrar o impacto das ações compartilhadas em 2025. As iniciativas e soluções implementadas num país podem ser adotadas em outros.

Sobre o Hospital de Câncer Sara Albuquerque

Focado no tratamento de câncer infantojuvenil, o hospital está sendo construído em terreno de aproximadamente 1.200m², localizado na Rua Tiradentes, nº770, no Centro de Montes Claros. O local contará com estrutura de atendimento exclusivo e adequada para crianças e adolescentes, além de equipe técnica especializada, ambiente de trabalho com excelência em clima organizacional, conforto ambiental e, especialmente, eficiência e resolutividade.

A obra estimada em R$ 8 milhões será composta por três pavimentos: subsolo, térreo e primeiro andar. No primeiro momento, será entregue o Hospital Dia, uma estrutura que contará com 11 leitos pediátricos para quimioterapia, um leito de isolamento, três apartamentos, ambulatório, consultórios médicos, sala de procedimentos, brinquedoteca, sala de reabilitação, espaço família e consultório odontológico.

Para a conclusão e manutenção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o apoio da sociedade é fundamental. Para contribuir com a obra, é possível doar pela chave Pix fundacacaosara@fundacaosara.org.br, via cartão de crédito ou boleto bancário. Conheça as modalidades de doação no endereço: https://fundacaosara.org.br/hospital/

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias da região com crianças e adolescentes com câncer. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social foi ampliada para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região; as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam; e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. Em 25 anos de atuação, já são mais de 1.500 famílias amparadas.

Em 2018, 2020 e 2022 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Em 2022, a instituição foi contemplada com o Prêmio Integridade pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, comprovando sua atuação com boas práticas de gestão, governança, integridade e conformidade no estado.

Para proporcionar mais chances de cura para crianças e adolescentes, a Fundação Sara está construindo em Montes Claros o Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o primeiro do Norte de Minas exclusivo para crianças e adolescentes. Uma parceria com a Santa Casa de Montes Claros. Para saber mais sobre o trabalho da Fundação Sara acesse www.fundacaosara.org.br.