Seu Imposto de Renda tem o poder!
25 de março de 2024

Saiba como ajudar a garantir o futuro de centenas de crianças com câncer sem tirar nada do seu bolso!

Foi dada a largada para o período de Declaração do Imposto de Renda, aquele momento em que os contribuintes devem acertar as contas com o Leão. Este ano, o prazo para declarar vai do dia 15 de março ao dia 31 de maio. Com isso, surge também a oportunidade de direcionar parte do valor devido para ajudar projetos sociais e transformar o futuro de centenas de crianças e adolescentes, como os assistidos pela Fundação Sara.

Isso porque a Lei Federal 8.069/90 permite à pessoa física destinar parte do Imposto de Renda devido para o apoio de crianças e adolescentes em condições vulneráveis, por meio do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA. Durante o período de declaração, a destinação pode ser feita no próprio formulário da declaração, e o valor se limita a 3% do valor devido. Portanto, se você declara Imposto de Renda no formulário completo e tem restituição ou imposto a pagar, você pode participar e destinar recursos, beneficiando-se da lei.

Sob o tema “Seu Imposto de Renda tem o Poder”, a Fundação Sara convida a comunidade a se unir à luta contra o câncer infantojuvenil por meio do incentivo fiscal. Os valores recebidos pela instituição anualmente são fundamentais para auxiliar nas despesas de assistência, como custeio de exames de diagnóstico e acompanhamento do tratamento, cateteres, equipe multidisciplinar e muito mais.

Este ano, os valores arrecadados podem proporcionar ainda mais benefícios para a Fundação Sara. É que a instituição está construindo o primeiro Hospital Oncopediátrico do Norte de Minas, um lugar de cura e esperança.

“O declarante estará apoiando uma instituição que conhece e poderá acompanhar onde os recursos foram investidos. É uma iniciativa fácil de fazer, pois é no próprio formulário da declaração, e sem custo nenhum para o declarante, ou seja, basta querer fazer”, explica a superintendente executiva da Fundação Sara, Silvana Amorim.

Mais próximo da cura

A Rainny Luiza foi diagnosticada com Osteossarcoma aos 9 anos de idade. Após um longo período de tratamento em Montes Claros, ela precisou ser transferida para um centro especializado em São Paulo. Apesar de todos os desafios, como a amputação da perna esquerda, foi muito longe do seu município de origem, Rio Parto de Minas/MG, que ela encontrou esperança de futuro.

No entanto, procurar tratamento em outro estado nem sempre é possível para todas as famílias. É por isso que proporcionar as mesmas oportunidades para todas as crianças e adolescentes com câncer do Norte de Minas é um desafio abraçado pela Fundação Sara. Foi por isso que a instituição se uniu à Santa Casa para proporcionar um centro de referência exclusivo para crianças e adolescentes com câncer em Montes Claros.

Portanto, ao escolher destinar parte do Imposto de Renda para a Fundação Sara, os contribuintes não apenas cumprem com suas obrigações fiscais, mas também se tornam agentes ativos na construção de um futuro mais favorável e promissor para as crianças que lutam contra o câncer, por meio da construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque.

Lembrando que o Hospital está sendo construído em terreno de aproximadamente 1.200m², localizado na Rua Tiradentes, nº770, no Centro de Montes Claros. A obra, estimada em 8 milhões, será composta por 03 pavimentos: subsolo, térreo e 1º andar. Nesta primeira fase será entregue o Hospital Dia, uma estrutura que contará com 11 leitos pediátricos para quimioterapia, 01 leito de isolamento, 03 apartamentos, ambulatório, consultórios, sala de procedimentos, brinquedoteca, sala de reabilitação e espaço família.

Para fazer valer seu direito de destinar parte do Imposto de Renda devido, entre em contato com seu contador ou com a Fundação Sara, pelo contato (38) 3214-5500. Você também pode acessar o site www.fundacaosara.org.br/impostoderenda , onde há mais informações, inclusive um passo a passo.

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias da região com crianças e adolescentes com câncer. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social foi ampliada para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região; as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam; e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. Em 25 anos de atuação, já são mais de 1.500 famílias amparadas.

Em 2018, 2020 e 2022 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Em 2022, a instituição foi contemplada com o Prêmio Integridade pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, comprovando sua atuação com boas práticas de gestão, governança, integridade e conformidade no estado.

Para proporcionar mais chances de cura para crianças e adolescentes, a Fundação Sara está construindo em Montes Claros o Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o primeiro do Norte de Minas exclusivo para crianças e adolescentes. Uma parceria com a Santa Casa de Montes Claros. Para saber mais sobre o trabalho da Fundação Sara acesse www.fundacaosara.org.br.