FUNDAÇÃO SARA REFORMA MAIS UM AMBIENTE HOSPITALAR
9 de junho de 2016

As crianças que fazem tratamento para vencer o câncer acabam de ser beneficiadas com mais um investimento da Fundação Sara. Trata-se da reforma e humanização da sala de procedimentos da pediatria da Santa Casa de Montes Claros que, até então, funcionava em um ambiente com tamanho insuficiente para realizar todos os procedimentos e com equipamentos desgastados pelo tempo de uso.

Para reformar, mobiliar e equipar o ambiente maior que foi cedido, e que até então era utilizado para armazenar equipamentos e rouparia, a Fundação Sara reformou e mobiliou mais dois ambientes. O projeto de reforma e humanização custou R$ 108.779,55 e foi conquistado graças ao apoio da sociedade que, anualmente, contribui participando da campanha McDia Feliz, uma parceria da Fundação Sara com o Instituto Ronald McDonald. Foi possível, ainda, reservar 65 mil para aquisição de cateteres, pois não são cobertos pelo SUS e custam em média 870 reais cada.

A nova sala de procedimentos está em funcionamento desde a primeira semana de junho. Segundo a oncologista pediatra da Fundação Sara, Dra. Sabrina Eleutério, neste novo ambiente as crianças poderão ser submetidas a punções lombares (como coleta de líquor e injeção intratecal de quimioterapia), acessos venosos com inserção de cateter PICC (cateter de longa permanência) ou de cateter central de curta permanência, punção de medula óssea, além de curativos e outros procedimentos.

“Os procedimentos, agora, podem ser realizados com mais segurança, em mesa ideal, com a criança sedada, quando necessário, por medicações intravenosas e monitorização constante de sua saturação e frequência cardíaca com o aparelho de multiparâmetro, um dos equipamentos adquiridos com o projeto. Há ainda a possibilidade de uso do aparelho de ultrassonografia para guiar o procedimento de acesso venoso central, tornandoo mais seguro e efetivo, uma novidade que está presente em serviços de alta qualidade no Brasil. O aparelho já foi adquirido pela Fundação Sara e estava em funcionamento, no entanto faltava um ambiente mais adequado para uso do mesmo”, diz a médica.

Este não é o primeiro investimento da Fundação Sara na Santa Casa de Montes Claros. Em dezembro de 2015 a entidade reformou e equipou um quarto da enfermaria pediátrica do hospital, que se tornou o primeiro espaço exclusivo para internação de crianças com câncer.