Fundação Sara receberá recursos para execução de projeto contra o câncer infantojuvenil
30 de julho de 2013

Programa Diagnóstico Precoce chega a Montes Claros e Janaúba

A Fundação Sara é uma das 10 instituições participantes do Programa Diagnóstico Precoce no Brasil.

O Articulando o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil V é um dos 10 selecionados para financiamento pelo Instituto Ronald McDonald em 2013 e promoverá a capacitação de 348 profissionais da Estratégia Saúde da Família e 32 médicos do SUS, nas cidades de Montes Claros e Janaúba, para que possam suspeitar dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes nos estágios iniciais, contribuindo sensivelmente para o tratamento adequado e aumento das chances de cura dos pequenos pacientes.
Em Janaúba serão capacitado 274 profissionais das 21 equipes de do Programa de Saúde da Família, dentre médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, técnicos/auxiliar enfermagem e outros profissionais nível técnico e auxiliar. A abertura do projeto “Aticulando Diagnostico Precoce do Câncer Infantojuvenil V” ocorrerá no dia 31 de Julho de 2013, às 15h, no Centro Cultural Marly Sarney, localizado na Rua São Pedro, s/n, no centro da cidade de Janaúba.
As aulas do projeto tem previsão de inicio em 06 de agosto. O encontro acontecerá quinzenalmente, as terças no período vespertino e tratará de diversos assuntos como sinais e sintomas do câncer, formas como a doença pode ocorrer e possibilidades de diagnosticar precocemente para aumentar assim as chances de cura do câncer infanto-juvenil e serão ministrado por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.
O projeto é conduzido em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, e as Secretarias Municipais de Saúde de Montes Claros e Janaúba coordenadas pela Fundação Sara.

A execução do Programa é possível graças a recursos de campanhas coordenadas pelo Instituto Ronald McDonald como os cofrinhos, em que clientes McDonald’s doam o troco para ações pela cura do câncer infantojuvenil.

Confira a lista completa da carteira de projetos 2013 beneficiados pelo Programa Diagnóstico Precoce no site: www.instituto-ronald.org.br

Programa Diagnóstico Precoce
Idealizado pelo Instituto Ronald McDonald em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), o Programa Diagnóstico Precoce visa capacitar os profissionais da rede de atenção básica de saúde para que possam suspeitar precocemente dos sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes, aumentando assim, os índices de cura da doença.