Fundação Sara recebe a visita especial de um guerreiro
21 de novembro de 2013

Fundação Sara recebe a visita especial de um guerreiro

Na semana do Circuito de Oncologia Pediátrica, sede de Montes Claros recebe a visita de um guerreiro

A Fundação Sara realiza entre os dias 18 a 23 de novembro o Circuito de Oncologia Pediátrica-COPE, organizado pelo Centro de Estudo e Pesquisa Sara Albuquerque Costa, ligado a Fundação. A semana vai servir para conscientizar pais e responsáveis sobre o câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas. Para ajudar nessa corrente a entidade recebeu em Montes Claros, nessa segunda-feira (18), o vereador Cláudio Prates do PDT. Em maio deste ano, Cláudio anunciou a descoberta, em um exame de rotina, de um tumor no tórax. No dia 27 de setembro a boa notícia, “Estou curado! Completamente curado!”, publicou o vereador em uma página da internet.

Cláudio visitou a casa e, já na entrada, vestiu a camisa do combate ao câncer infantojuvenil que tem um laço dourado na frente. O símbolo é para mostrar que as crianças são como ouro e que precisam de cuidados especiais. A visita pela casa começou pela Assistência Social da Fundação Sara. Uma equipe apresentou o refeitório onde são feitas cerca de 2000 refeições por mês e os quartos, com capacidade para 72 pessoas. Cláudio ouviu também uma palestra ministrada pela médica oncologista pediatra, Eliana Cavacami. O vereador escutou sobre as diferenças do câncer em crianças e adultos, os tipos mais comuns, os sinais e os sintomas da doença.

O momento mais especial da visita foi o encontro do vereador com as crianças que estão em tratamento. Cinco assistidos receberam Claudio com abraços e sorrisos e ele lembrou a importância do apoio para quem está em tratamento. Essa não foi a primeira vez que o vereador visitou a Fundação, mas a visita de segunda foi especial. “Dessa vez teve um olhar diferente. Eu sei o que essas crianças estão passando e a dificuldade delas porque eu também passei por isso”, disse Cláudio.

O vereador conversou, também, com as mães que estavam na casa. Um delas foi Débora Tereza, de Pirapora. Ela e o filho Tiago de 15 anos estão em Montes Claros para o acompanhamento médico de rotina do adolescente. Há cinco anos ele foi diagnosticado com um linfoma de Burkitt, mas o diagnóstico demorou a ser feito. “Meu filho ficou quase dois meses passando por exames. A pediatra achou que era algo nos testículos e só descobrimos depois que ele teve uma crise e foi internado”, disse a dona de casa. Três anos antes de descobrir a doença do filho, Débora já tinha enfrentado o drama do câncer na família. A filha, na época com três anos, teve um diagnostico tardio de um tumor no ombro e faleceu.

A visita trouxe ainda a possibilidade de futuras parcerias. Cláudio se comprometeu a ajudar na política de educação da Fundação Sara, com a manutenção da escola viva e com o envio de professores para a qualificação dos adultos que se hospedam na casa. “O Cláudio é um guerreiro e a visita dele nos trouxe uma energia nova. Além disso, foi uma forma de fortalecer a parceria entre poder publico e Fundação”, disse a gerente da Assistência Social Rosana Soares.