Fundação Sara iniciou com sucesso o 1º Circuito de Oncologia Pediátrica
26 de novembro de 2012

Mais de 500 pessoas assistiram as palestras

A Fundação Sara Albuquerque Costa, entidade que ampara crianças e adolescentes com câncer, iniciou no dia 17 de novembro, em Montes Claros e Belo Horizonte, o 1º Circuito de Oncologia Pediátrica, o COPE, que marcou a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, celebrado no dia 23 de novembro.

A abertura e o encerramento do evento, aconteceram na capital mineira, onde a Fundação Sara mantém uma unidade há dois anos. As palestras aconteceram no auditório da Unimed BH e foram abertas para o público em geral. “É excelente fazer parte de algo tão grandioso como o projeto Fundação Sara. Parabéns a Dra. Eliana pela palestra, principalmente pela didática, que fez com que todo mundo, mesmo os que como eu não eram da área médica, entendesse conceitos importantes sobre o câncer infantil” – relata Matheus Foreaux, voluntário da Fundação Sara.

O COPE faz parte do Programa da Entidade “Conhecimentos que Curam” que tem como objetivo, promover o conhecimento como instrumento de cura para profissionais da saúde, sociedade, assistidos e seus familiares. O Circuito disponibilizou mais de oito temas de palestras dentre eles: “Câncer: Criança não é um adulto pequeno”, “Cuidando da Criança com Câncer”, “Filantropia e Responsabilidade Social”, “Direitos do Paciente com Câncer”, “Sinais e Sintomas para o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”.

“Não imaginava que seria tão intenso, o público participou efetivamente, tirando dúvidas e sensibilizando com a causa, algumas vezes nos emocionamos juntos. Chegava a cada final de dia como se tivesse deixado toda a energia com aquelas pessoas mas com a sensação da missão cumprida!” – comemora a oncologista pediátrica Eliana Cavacami.

Diversos públicos foram alcançados nos primeiros 7 dias de palestras. Desde funcionários de empresas, a estudantes e profissionais da saúde. “Para nós é um prazer receber aqui a Fundação Sara, é um momento enriquecedor para os funcionários da empresa. Já vamos agendar mais palestras para todo o ano de 2013, pois dessa forma conseguiremos levar tão valiosas informações a vários funcionários”- ressalta Érika Melo, fisioterapeuta da Coteminas, empresa que recebeu duas palestras do COPE esta semana.

O final do Circuito culminou com a Caminhada pela Vida, no dia 23 de novembro, dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Centenas de pessoas se reuniram na Praça dos Jatobás em Montes Claros visitaram a tenda da Fundação Sara, receberam informações sobre o câncer infantil e o diagnóstico precoce. “Venho todos os dias aqui para a praça e é muito bom quando, além da ginástica, encontro informações tão importantes como as que vocês estão disseminando”, – afirma Adriana Lopes, que aproveitou a oportunidade para aferir a pressão e a glicemia.

Na Fundação Sara, unidade Belo Horizonte, que também ministrou palestras do COPE, aconteceu no dia 23 de novembro o 1º Mutirão pela Vida, que foi o cadastro de doadores de medula óssea, no Hemominas. Dezenas de pessoas se cadastraram. Os dados pessoais e os resultados dos testes foram armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

O Circuito de Oncologia pediátrica apenas deu seu pontapé inicial. As palestras serão ministradas ao longo de todo o próximo ano. Quem tiver interesse em levar as palestras para sua escola, igreja, instituição ou empresa é só entrar em contato com a Fundação Sara pelo telefone, (38)3214.5500, ou através do e-mail: fundacaosara@fundacaosara.org.br.

Abaixo os temas das palestras ofertadas pela Entidade:

Terceiro Setor:

• Filantropia e Responsabilidade Social