Fundação Sara comemora mais uma edição da campanha McDia Feliz

Foi com o depoimento da pequena Alainer, assistida da Fundação Sara e estrela da campanha McDia Feliz 2014 em Montes Claros, que foi dado início a um dia repleto de emoção e solidariedade, no Montes Claros Shopping, para culminar a campanha que aconteceu no último sábado de agosto, coordenada, anualmente, pelo Instituto Ronald McDonald, em nível nacional.

No discurso da pequena guerreira de apenas 10 anos, ela revela gratidão e um sentimento que a Entidade luta para que aconteça com todas as crianças e adolescentes que passam pelo tratamento contra o câncer e que faz parte do slogan institucional: a ausência de mutilações físicas e emocionais“Eu tinha três anos quando meus pais ficaram sabendo que eu estava com câncer. Com a ajuda da Fundação Sara, eu meu pai e minha mãe fomos para São Paulo em busca de tratamento. Comecei a fazer quimioterapia e foi recomendado que meus cabelos fossem cortados. Minha mãe cortou bem curtinho, mas com o tempo caíram completamente. Eu tive que ficar no hospital por seis meses. Passei por cirurgia, coloquei cateter e muitas outras coisas. Minha família toda ficou perto de mim. Depois do tratamento eu voltei para casa, e sempre com a ajuda da Fundação Sara. Com a ajuda de Deus, hoje eu sou muito feliz e saudável e tudo que passei para mim ficou como se fosse apenas uma formiga no meio do caminho”. A esperta garotinha conclui seu depoimento agradecendo a todos que contribuem para que centenas de sonhos de vida continuem a se realizar, como o dela.

A mãe de Alainer, Daniela Duarte, completa o depoimento da filha citando um importante trabalho da Fundação Sara: o diagnóstico precoce. “Dois anos antes do diagnóstico de câncer da Alainer eu era funcionária da Fundação Sara. Tudo que eu li, ouvi e presenciei sobre a doença foram essenciais para o tratamento eficaz da minha filha. No dia que vi o primeiro sintoma já me alertei para uma possível doença grave. E fomos atrás do diagnóstico. Com a ajuda da Fundação, uma semana depois do primeiro sintoma eu já estava em São Paulo iniciando o tratamento de Alainer com quimioterapia no Hospital ACamargo. O tempo todo, os médicos salientavam a importância do diagnóstico precoce no resultado positivo do tratamento da minha filha. É por isso que nunca me esqueço do papel da Fundação, não só em apoiar e ajudar as famílias no que for preciso, mas também o quanto luta pelo acesso de todos à informação, ao conhecimento e entendimento sobre a doença, o tratamento e, principalmente, o diagnóstico precoce. Um papel social que dinheiro nenhum no mundo poderia pagar, e ajudou a mudar a nossa história. A vida da minha filha foi salva, por isso só temos a agradecer pela eficiência no trabalho, pelo amor e dedicação ao que fazem e por todos que ajudam a manter a Fundação Sara.”

Os depoimentos da pequena Alainer e da mamãe Daniela explicam um pouco o motivo de todo ano a Fundação Sara mobilizar a sociedade para se envolver com a campanha McDia Feliz. Muito mais do que uma campanha de arrecadação, é uma ação que permite a mobilização das pessoas para ajudar a entidade a conduzir sua missão que é: Prestar assistência social às crianças e adolescentes com câncer e ser agente de promoção de conhecimentos e de melhorias do tratamento oncológico.

E a campanha McDia de 2014 aconteceu justamente para atender melhorias do tratamento oncológico. Toda a arrecadação com a venda de sanduiches e camisetas promocionais será aplicada no projeto Promovendo o Cuidado, que vai equipar e humanizar o espaço destinado ao atendimento ambulatorial e de internação de crianças e adolescentes com câncer, atendidos na Santa Casa de Montes Claros, o que proporcionará o tratamento com menos sofrimento, menos dor. Durante dois meses, funcionários e voluntários da Fundação Sara venderam, antecipadamente, 3 mil tíquetes do sanduiche BIG Mac, além de camisas promocionais, e levaram palestras e orientação a diversos locais da cidade. Para receber o público que comprou o tíquete antecipado, foi preparado um McDia Feliz no Shopping Montes Claros, repleto de atrações artísticas.

O presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar ficou emocionado em ver tantas pessoas se mobilizando, das mais variadas formas, para alcançar o objetivo da campanha. “Para nós é motivo de muito orgulho participar e ver as pessoas participando e elogiando nosso trabalho. Estou imensamente agradecido pela participação de todos nesta linda festa de amor e solidariedade. Agradeço, de modo muito especial, à equipe de funcionários e voluntários que se dedicou desde à organização, agradecer a todos os nossos parceiros, aos artistas que abrilhantaram voluntariamente nossa festa, agradecer às novas empresas parceiras e aos novos voluntários e amigos que aderiram e se juntaram a nós; enfim, agradecer a quem comeu um Big Mac e a todos que se empenharam nas vendas”.

Para o sucesso da campanha, a Fundação Sara contou com importantes parceiros. As Faculdades Santo Agostinho apadrinharam a campanha e apoiaram na produção do material de divulgação. Para a produção das camisas promocionais, o apoio veio dos parceiros: O Boticário, Casa Amaral, Comar, Aguacenter e Stroke. No apoio nas vendas dos tíquetes e materiais promocionais, a superintendência estadual do Banco do Brasil mobilizou as agências que se empenharam na venda de cerca de 40% dos tíquetes. Contamos ainda com apoio para vendas nas agências da Caixa Econômica Federal de Montes Claros, Sicoob/Credinor, Monvep, Santa Casa, Cemig e mobilização de todo o quadro de funcionários e voluntários que garantiram a concretização do evento.

Ressaltamos, também, o apoio das rádios Educadora AM e Transamérica FM na divulgação, e a brilhante apresentação voluntária dos artistas de Montes Claros no dia 30 de agosto. São eles: Banda Relicário, as duplas sertanejas Marcelo e Mateus e Victor e Pedro e a cantora Giovanna Filpi, Du Novais (Stund Up Comedy), os grupos de dança Fitas, Zabelê e Pássaro Azul, os Palhaço Bobo e Sapeca e o mágico Júlio Rasec.

Além de Montes Claros, a Fundação Sara realizou a campanha em mais seis cidades: Betim, Contagem, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Ipatinga e Governador Valadares, totalizando trinta e dois restaurantes. E ano que vem tem mais. Então, até o próximo McDia Feliz, que acontecerá no dia 29 de agosto de 2015.

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Data da publicação 1 de setembro de 2014

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