FUNDAÇÃO SARA ATRAVES DO CESAC REALIZA SEMINÁRIO DE COMBATE AO CÂNCER
26 de novembro de 2011

Além do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, em novembro também é celebrado o Dia Nacional de Combate a doença, na data de 27/11.
A Fundação Sara, por meio do Centro de Estudos e Pesquisas Sara Albuquerque Costa – Cesac –, aproveitou as datas e realizou entre os dias 24 e 25 de novembro, um seminário para tratar de questões envolvendo o câncer. Com o tema Por que você tem medo de câncer?, o evento reuniu cerca de 80 acadêmicos de cursos da área da saúde, no auditório do hotel Monterey. O presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa ministrou palestra sobre O terceiro setor: casas de apoio na luta contra o câncer. Segundo ele, “as ações do terceiro setor são muito relevantes, pois auxiliam e muito, a sociedade. Em relação à Fundação, nosso objetivo é dar suporte a crianças e adolescentes com câncer, sempre buscando combater a doença”, explica Álvaro.
Outra palestrante no seminário foi a oncologista Drª Príscila Miranda, fundadora e voluntária do Projeto Presente, que apóia pacientes com câncer, em Montes Claros. Príscila chamou a atenção para a necessidade do diagnóstico precoce. “Infelizmente, muitos pacientes chegam aos consultórios já com o câncer em estágio avançado, então, temos pouco a fazer. A doença tem cura, principalmente quando descoberta no início”, afirma. Durante a palestra, a oncologista também falou sobre o 3º Encontro Norte Mineiro de Combate ao Câncer, realizado no mês de novembro pelo Projeto Presente.
E o diagnóstico precoce também foi discutido pela oncopediatra da Fundação Sara, Drª Eliana Cavacami, que contou o motivo da escolha do tema, Por que você tem medo de câncer? “Muita gente tem medo da doença, por isso a nossa ideia com o seminário foi colocar as pessoas para pensar sobre o assunto e esclarecer sobre as formas de prevenção do câncer”, conclui.
É a Fundação Sara disseminando o conhecimento para combater o câncer e ajudar na luta dos nossos pequeninos guerreiros.