Fundação Sara
FUNDAÇÃO SARA ATRAVES DO CESAC REALIZA SEMINÁRIO DE COMBATE AO CÂNCER
photo
26 de novembro de 2011

Além do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, em novembro também é celebrado o Dia Nacional de Combate a doença, na data de 27/11.
A Fundação Sara, por meio do Centro de Estudos e Pesquisas Sara Albuquerque Costa – Cesac –, aproveitou as datas e realizou entre os dias 24 e 25 de novembro, um seminário para tratar de questões envolvendo o câncer. Com o tema Por que você tem medo de câncer?, o evento reuniu cerca de 80 acadêmicos de cursos da área da saúde, no auditório do hotel Monterey. O presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa ministrou palestra sobre O terceiro setor: casas de apoio na luta contra o câncer. Segundo ele, “as ações do terceiro setor são muito relevantes, pois auxiliam e muito, a sociedade. Em relação à Fundação, nosso objetivo é dar suporte a crianças e adolescentes com câncer, sempre buscando combater a doença”, explica Álvaro.
Outra palestrante no seminário foi a oncologista Drª Príscila Miranda, fundadora e voluntária do Projeto Presente, que apóia pacientes com câncer, em Montes Claros. Príscila chamou a atenção para a necessidade do diagnóstico precoce. “Infelizmente, muitos pacientes chegam aos consultórios já com o câncer em estágio avançado, então, temos pouco a fazer. A doença tem cura, principalmente quando descoberta no início”, afirma. Durante a palestra, a oncologista também falou sobre o 3º Encontro Norte Mineiro de Combate ao Câncer, realizado no mês de novembro pelo Projeto Presente.
E o diagnóstico precoce também foi discutido pela oncopediatra da Fundação Sara, Drª Eliana Cavacami, que contou o motivo da escolha do tema, Por que você tem medo de câncer? “Muita gente tem medo da doença, por isso a nossa ideia com o seminário foi colocar as pessoas para pensar sobre o assunto e esclarecer sobre as formas de prevenção do câncer”, conclui.
É a Fundação Sara disseminando o conhecimento para combater o câncer e ajudar na luta dos nossos pequeninos guerreiros.