Uma das Melhores ONGs do Brasil, eleita por duas vezes, celebra 24 anos de atuação no dia 30 de junho. A Fundação Sara nasceu da experiência do casal Álvaro Gaspar Costa e Marlene Cavalcanti Albuquerque Costa, que, durante dois anos, passou pela experiência do tratamento de câncer da filha Sara, entre 1996 e 1997.
Instituída em 1998, em Montes Claros/Norte de Minas Gerais, e em 2010, em Belo Horizonte, a Fundação Sara já amparou mais de 1.400 crianças e adolescentes. A fundadora e Vice-presidente, Marlene Albuquerque, acredita que sua filha Sara veio ao mundo para inspirar ela e o esposo na criação da instituição.
“Foram quase dois anos de tratamento em Belo Horizonte e São Paulo com o apoio de familiares, amigos, colegas de trabalho e até de desconhecidos. Passamos pelo desespero da perda, mas mesmo antes disso, Deus já abria nossos corações para algo maior que estava por vir. Logo após o falecimento de Sara, agilizamos tudo que seria necessário para a implantação da Fundação Sara, uma instituição capaz de cuidar das famílias, assim como fomos cuidados durante o tratamento de Sara”.
Além de toda a assistência oferecida, como hospedagem, alimentação, transporte até hospitais e clínicas, atendimento multiprofissional, custeio de medicamentos e exames não cobertos pelo SUS, a Fundação Sara também atua com ações de promoção do diagnóstico precoce do câncer e investimentos nos centros de tratamento.