Crianças com câncer ganham novo espaço para tratamento em Montes Claros
21 de fevereiro de 2019

As crianças com câncer que fazem tratamento na Santa Casa de Montes Claros ganharam um novo espaço para atendimento quimioterápico e médico. Antes o atendimento acontecia no Pronto Socorro, mas a partir de agora será realizado dentro da Unidade de Pronto Atendimento Infantil. A inauguração da oncologia pediátrica aconteceu no dia 20 de fevereiro. O evento  contou com a presença da nossa equipe, da equipe da Santa Casa e de Carla Lettieri, Coordenadora de Programas e Projetos do Instituto Ronald McDonald, que foi o principal financiador do espaço.

A reforma de toda a Unidade do Pronto Atendimento Infantil, inaugurada em setembro de 2018, custou aproximadamente R$ 500 mil. Desse valor, o Instituto Ronald custeou R$ 300 mil, arrecadados com o McDia Feliz e outras fontes de recursos. “Estamos muito orgulhosos da parceria do Instituto Ronald McDonald com a Fundação Sara e a Santa Casa de Montes Claros. A inauguração do Ambulatório Oncológico Pediátrico é um grande avanço para promover tratamento humanizado a crianças com câncer da região Norte de Minas Gerais”, comenta Carla Lettieri.

Não é a primeira vez que contribuímos com melhorias hospitalares para beneficiar as crianças que fazem tratamento oncológico na Santa Casa de Montes Claros. Em 2015 e 2016 duas importantes obras foram inauguradas. A primeira foi a reforma de um quarto da enfermaria para internações exclusivas de crianças com câncer. A segunda foi a sala de procedimentos da pediatria. Ambas contaram com o apoio do Instituto Ronald McDonald, por meio do McDia Feliz e outras fontes de recursos.

Estrutura da Unidade de Pronto Atendimento Infantil da Santa Casa

Além do espaço destinado à quimioterapia, a Unidade de Pronto Atendimento Infantil da Santa Casa conta com outros espaços. Sala de triagem, consultórios, sala de observação e sala de pequenos procedimentos  são alguns deles. Do total de leitos, cinco deles são destinados às crianças em tratamento oncológico.