Começa a campanha McDia Feliz 2011 para transformar Big Mac em sorrisos
photo
1 de junho de 2011

Fundação Sara é a beneficiada em Belo Horizonte

Todos os anos, o último sábado do mês de agosto é dia de transformar Big Mac em sorrisos. Só que o McDia Feliz, maior campanha em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, começa muito antes. O mês de junho marca o lançamento nacional da ação e o início das vendas dos tíquetes antecipados de Big Mac que, no dia 27 de agosto, poderão ser trocados pelo sanduíche nos restaurantes McDonald’s de todo o país.

Além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e jovens de 5 a 19 anos, a campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil.

Esta será a 23ª edição da campanha que, anualmente, beneficia mais de 30 mil crianças, adolescentes e seus familiares. Este ano, 73 projetos de 59 instituições de todo o país receberão recursos da campanha. Desde o primeiro McDia Feliz, em 1988, mais de 100 instituições de todo o país já foram apoiadas com a arrecadação de mais de R$ 114 milhões.

“Os recursos obtidos por meio do McDia Feliz têm ajudado a transformar a história da oncologia pediátrica brasileira. Se há 30 anos as chances de uma criança com câncer ser curada eram de 15%, hoje este índice pode chegar a 85%, desde que os pacientes sejam diagnosticados precocemente e tratados adequadamente. Só que ainda há um longo caminho a percorrer e todos nós podemos colaborar e ajudar a devolver o sorriso a milhares de crianças e adolescentes”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Ao longo dos últimos 22 anos, os recursos obtidos com o McDia Feliz têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer.

Como adquirir os tíquetes antecipados

Quem quiser contribuir com a luta contra o câncer infantojuvenil já pode comprar os tíquetes antecipados de Big Mac nas instituições participantes da campanha 2011  no valor de R$ 9,75 cada (Em Belém e Manaus, custam R$11,25 e R$11,75 respectivamente). A consulta às instituições participantes em cada localidade pode ser feita pelo site www.instituto-ronald.org.br. Empresas também podem aderir à causa encomendando tíquetes para clientes e funcionários.

A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz, composta ainda pela venda de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na promoção (exceto alguns impostos), além de produtos promocionais. Em 2010, foram vendidos mais de 899 mil tíquetes antecipados. Para este ano, a expectativa é chegar a 1 milhão de tíquetes vendidos antecipadamente em todo o Brasil.

McDia Feliz em Belo Horizonte

A Fundação Sara Albuquerque Costa, entidade sem fins lucrativos que ampara e assiste crianças e adolescentes com câncer, participará pelo terceiro ano consecutivo, no dia 27 de agosto, em Belo Horizonte, do McDia Feliz 2011, a maior campanha do país no combate ao câncer infanto-juvenil. Todo o valor arrecadado com a venda de sanduíches Big Mac, além de materiais promocionais, será aplicado pela Fundação Sara na compra do terreno para construção da Casa de Apoio em Belo Horizonte, orçado em R$ 500 mil. A instituição espera vender 13.800 tíquetes que podem ser adquiridos na Casa de Apoio da Fundação Sara na Rua Pouso Alto, 285, bairro São Lucas. Mais informações pelo telefone 31-3284-7690 ou no site www.fundacaosara.org.br.

A Fundação Sara participa da campanha McDia Feliz desde 2009 e destinou os recursos arrecadados nos anos anteriores para a reforma da ala de oncologia pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, orçada em R$ 500 mil. As obras de ampliação e reforma desta ala na Santa Casa deverão começar já no início do segundo semestre.

“A Fundação Sara tem a Campanha McDia Feliz como um marco inicial para a captação de recursos para a construção da sede da Casa de Apoio na capital. Para isso temos que vender, antecipadamente,13.800 tíquetes, que serão trocados pelos sanduíches Big Mac no dia da campanha.  Convocamos Minas Gerais para abraçar conosco a oportunidade de fazer a felicidade das crianças e adolescentes com câncer, quando poderemos contribuir com um tratamento mais digno, visando a cura e a qualidade de vida dos pequeninos”, conclama o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa.

O projeto “Seguindo em Frente – Aquisição do Terreno”, aprovado pelo Instituto Ronald McDonald, visa conseguir recursos para a compra do terreno na área hospitalar da capital mineira, entre os bairros Floresta, Sagrada Família, Santa Efigênia ou Santa Tereza. Desde julho de 2010, a Fundação Sara mantém uma Casa de Apoio no Bairro Serra. O imóvel, alugado, com três pavimentos, tem capacidade para hospedar 20 pessoas simultaneamente. A Casa conta com refeitório, cozinha, sala de TV, playground, banheiros, quartos. Entre outros espaços. Com um crescimento gradativo, a Fundação Sara acredita que pode ampliar a assistência, a partir de um ambiente maior e mais adequado para crianças e adolescentes com câncer. O valor do terreno está estimado em R$ 1,5 milhão. Para conseguir o recurso total a entidade terá que desenvolver outras iniciativas como a ampliação da carteira de sócios; projetos através do Fundo da Infância e Adolescência; eventos e promoções e, ainda, contar com as parcerias empresariais. A conclusão da nova sede da Casa de Apoio de Belo Horizonte está prevista para 2015.

Trocando Big Mac por sorrisos

A campanha McDia Feliz é um sucesso graças à participação fundamental de funcionários, franqueados e fornecedores, além da mobilização de cerca de 30 mil voluntários que incentivam a sociedade a abraçar a causa da luta contra o câncer infantojuvenil.

O McDia Feliz é o dia de maior movimento no ano nos restaurantes McDonald’s. Em 2010, apenas no dia 28 de agosto, foram vendidos mais de 1,4 milhão sanduíches Big Mac em todo em todo o país, o que contribuiu para a arrecadação recorde de R$ 13 milhões.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.

WhatsApp