Com recursos da Fundação Sara, nova unidade de oncologia pediátrica da Santa Casa de Belo Horizonte já está funcionando

Mais uma vez, a Fundação Sara prova que, com solidariedade e muito trabalho, é possível melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes que lutam contra o câncer. No dia primeiro de março, a Santa Casa de Belo Horizonte inaugurou a Unidade de Oncologia Pediátrica Dr. Eduardo Nascimento. Além de 16 novos leitos distribuídos em 8 enfermarias e um leito de isolamento, o novo setor também conta com posto de enfermagem, sala de procedimentos, copa, depósito de equipamentos, banheiros para funcionários e acompanhantes, sala de utilidades, sala para preparo de materiais e rouparia. Tudo isso em um ambiente humanizado e colorido, propício à recuperação dos pequenos pacientes.

A construção da nova ala foi possível graças ao investimento conjunto de R$ 1,5 milhão entre a Santa Casa e a Fundação Sara, que arrecadou um terço desse valor por meio de duas campanhas McDia Feliz, realizadas em 2009 e 2010, em unidades do McDonald’s em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Governador Valadares e Ipatinga.

Os detalhes de cada canto da nova unidade saltam aos olhos dos visitantes. O presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, lembra que, tão importante quanto os novos equipamentos, a decoração alegre e o pessoal alocado, é a disposição dos leitos nas enfermarias. “São oito quartos, todos com banheiros, e apenas dois leitos em cada quarto. Isso cria um ambiente mais confortável e acolhedor, que ajudará as crianças e adolescentes a enfrentar melhor o tratamento”, comemora.

O oncologista pediátrico Joaquim Caetano foi o idealizador da nova ala. Médico da Santa Casa e diretor técnico da Fundação Sara, também ressalta a importância do novo ambiente para os pacientes. “Saímos de uma condição de dez pacientes com acompanhantes no mesmo espaço para uma condição muito melhor. É uma mudança considerável que contribui para a assistência ao paciente e evitar a transmissão de infecções. Ainda há muito o que se fazer, como ampliar o acesso a tratamentos de qualidade e a serviços e exames de qualidade”, vislumbra Dr. Caetano, que já anuncia o próximo passo da fundação: investir na capacitação para formar profissionais diferenciados no atendimento da criança e adolescente com câncer.

A unidade de oncologia pediátrica da Santa Casa é o segundo projeto patrocinado pela Fundação Sara com recursos advindos das campanhas McDia Feliz. A instituição já havia destinado R$ 70 mil para aquisição dos móveis e equipamentos da brinquedoteca da Unidade Onco-Hematológica Pediátrica do Hospital das Clínicas de Belo Horizonte, inaugurada em maio de 2011. Um ano depois, a unidade ainda não abriu as portas, devido à falta de pessoal para manter a estrutura funcionando.

A inauguração da Unidade de Oncologia Pediátrica Dr. Eduardo Nascimento – que recebe o nome de um dos fundadores do serviço de oncologia pediatria da Santa Casa – contou com a presença do homenageado, além do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, o provedor da Santa Casa, Saulo Levindo Coelho, o embaixador do Instituto Ronald McDonald em Belo Horizonte, Edmundo Massoni, a analista de projetos do Instituto Ronald McDonald’s, Carla Lettieri, e o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, entre outras autoridades, especialistas e funcionários do hospital.
* Texto: Ernesto Boaviagem – Supra Comunicação

Compartilhe:

Data da publicação 1 de março de 2012

CESAC promove Capacitação na Santa Casa de Montes Claros
Anterior

Fundação Sara realiza Jantar Beneficente em Belo Horizonte
Proximo



Fique por dentro das novidades: