CESAC promove Capacitação na Santa Casa de Montes Claros
29 de fevereiro de 2012

Cerca de 47 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Santa Casa de Montes Claros, participaram da 1ª Capacitação em Oncologia Pediátrica promovido pela Fundação Sara através do CESAC (Centro de Estudos e Pesquisas Sara Albuquerque Costa) em parceria com a Santa Casa, nos dias 29 de fevereiro e 7 de março.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, em 2012 no norte de Minas, há uma estimativa de mais de 90 casos novos de câncer em pessoas menores de 18 anos. Com este aumento na demanda, faz-se urgente o aprimoramento da assistência destes pacientes e suas famílias.
Para a Enfermeira Pediátrica Daniele a capacitação vem agregar conhecimento ao trabalho junto a pediatria. “Esta é uma oportunidade de conhecermos com mais profundidade a realidade do Câncer infantojuvenial possibilitando uma maior segurança nas técnicas de tratamento da criança oncológica”, enfatiza.
As dificuldades enfrentadas por essas crianças e adolescentes iniciam-se desde o início dos primeiros sinais e  sintomas, com a dificuldade de acesso ao serviço se saúde, o despreparo dos profissionais para a suspeição e a demora na realização de exames. São situações que impedem o diagnóstico precoce e reduzem, consideravelmente, a possibilidade de cura.