CESAC promove Capacitação na Santa Casa de Montes Claros

Cerca de 47 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Santa Casa de Montes Claros, participaram da 1ª Capacitação em Oncologia Pediátrica promovido pela Fundação Sara através do CESAC (Centro de Estudos e Pesquisas Sara Albuquerque Costa) em parceria com a Santa Casa, nos dias 29 de fevereiro e 7 de março.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, em 2012 no norte de Minas, há uma estimativa de mais de 90 casos novos de câncer em pessoas menores de 18 anos. Com este aumento na demanda, faz-se urgente o aprimoramento da assistência destes pacientes e suas famílias.
Para a Enfermeira Pediátrica Daniele a capacitação vem agregar conhecimento ao trabalho junto a pediatria. “Esta é uma oportunidade de conhecermos com mais profundidade a realidade do Câncer infantojuvenial possibilitando uma maior segurança nas técnicas de tratamento da criança oncológica”, enfatiza.
As dificuldades enfrentadas por essas crianças e adolescentes iniciam-se desde o início dos primeiros sinais e  sintomas, com a dificuldade de acesso ao serviço se saúde, o despreparo dos profissionais para a suspeição e a demora na realização de exames. São situações que impedem o diagnóstico precoce e reduzem, consideravelmente, a possibilidade de cura.

Data da publicação 29 de fevereiro de 2012

Comunidade Católica Shalom realiza momento de oração na Entidade

Com recursos da Fundação Sara, nova unidade de oncologia pediátrica da Santa Casa de Belo Horizonte já está funcionando