Articulando o Diagnóstico Precoce IV é iniciado pela Fundação Sara
1 de setembro de 2012

A Fundação Sara Albuquerque Costa, que apóia crianças e adolescentes com câncer, em parceria com Instituto Ronald McDonald iniciou no final do mês de agosto, a quarta edição do projeto Articulando o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil. Este projeto faz parte do programa “Conhecimentos que Curam”, que promove conhecimentos como instrumento de cura para profissionais da saúde, familiares dos assistidos e também da sociedade.

Com o objetivo de identificar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil mais de 170 profissionais da área da saúde serão capacitados no período de agosto a dezembro deste ano, em quatro cidades: Montes Claros, Brasília de Minas, Campo Azul e Luislândia, com aulas semanais.

A novidade desta edição é a participação das cidades de Campo Azul e Luislândia que pela primeira vez fazem parte do projeto. “A expectativa é capacitar 100% dos profissionais de saúde dessas duas cidade, além das Estratégias de saúde da Família (ESfs), de Montes Claros e Brasília de Minas que também estão inscritos. Com isso quem ganha são as famílias do norte de Minas, que terão a possibilidade de um diagnóstico rápido do câncer infantojuvenil e, consequentemente, aumentar as chances de cura,” explica a coordenadora técnica do projeto Weslane Almeida Cavalcanti Magalhães.

O projeto é conduzido em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e as Secretarias Municipais de Saúde de Brasília de Minas, Campo Azul e Luislândia, coordenado pela Fundação Sara.
O projeto Articulando o Diagnóstico Precoce, desde sua primeira edição em 2008, já capacitou mais de 800 profissionais, entre médicos, dentistas, enfermeiros, agentes de saúde e outros profissionais da área da saúde. E a Fundação Sara deseja expandir o projeto Articulando o Diagnóstico Precoce do câncer infantojuvenil para mais municípios do Norte de Minas, permitindo que o câncer nas crianças e adolescentes seja descoberto cada vez mais cedo.