Acadêmicos da Unimontes visitam Fundação Sara e aprendem sobre empreendedorismo
10 de maio de 2012

Acadêmicos do 4° período do curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros, Unimontes, visitaram a Fundação Sara Albuquerque Costa no mês de abril para conhecer o trabalho da Entidade e aprender com presidente, Álvaro Gaspar Costa, sobre empreendedorismo e o trabalho do terceiro setor.

Cerca de 25 alunos acompanhados dos professores, Juventino Ruas e Simone Duarte, conheceram de perto o que é e como se administra uma instituição filantrópica, além do voluntariado, dos sentimentos, valores e princípios que norteiam a Fundação Sara.
Os acadêmicos aprenderam que para realizar um bom trabalho, a Fundação Sara elaborou o planejamento estratégico, que é um instrumento de gestão constituindo uma das mais importantes funções administrativas, e é através dessa ferramenta que o gestor e a equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização de uma empresa. “A Fundação Sara busca a excelência no acompanhamento do tratamento dos assistidos e para tanto possui princípios e valores como atitude, respeito e amor que são os norteadores do nosso trabalho”, ressalta o presidente.

O professor da disciplina Empreendedorismo, Juvetino Ruas, sabe bem dessa importância, pois participou em 2006 na reformulação do Planejamento Estratégico da entidade avaliando a gestão, propondo mudanças no cenário do trabalho para engrandecer ainda mais a assistência da entidade.
Depois da palestra, os acadêmicos tiraram dúvidas, se interessaram em saber mais do terceiro setor e em ajudar as entidades nos direcionamentos estratégicos. É o que confirma o depoimento do acadêmico, Júlio Cezar Santos Veloso: “saímos daqui com uma grande motivação, pois as palavras de Álvaro repercutiram de forma positiva entre a turma, nos inspirando a engajarmos em torno de uma causa comum e tão humana, como é a Fundação Sara”, ressaltou o acadêmico que já se candidatou a voluntário da entidade.

Thaís Muniz, também estudante do curso de administração, enfatizou que “a palestra foi maravilhosa porque fiquei admirada com a persistência e a perseverança dos fundadores, que mesmo com tantas dificuldades, não desistiram de ajudar tantas crianças. E isso é o que Deus nos ensina na Bíblia, não devemos desistir nunca de fazer o bem porque se o estiver fazendo certo sempre haverá alguém pra te ajudar”.