8 de abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer
7 de abril de 2013

Fundação Sara faz blitz de conscientização no Hemominas em Belo Horizonte

A Fundação Sara Albuquerque Costa, realiza pela segunda vez este ano, juntamente com seus voluntários, hoje, 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma Blitz de conscientização para as pessoas que foram doar sangue no Hemominas, em Belo Horizonte.

A Blitz acontece no Hemocentro, localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321, Santa Efigênia, de 7 às 17 horas.

De acordo com o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o REDOME, mais de 1.500 pessoas aguardam um doador compatível de medula óssea no cadastro nacional. E, de acordo com o INCA, Instituro nacional do Câncer, a quantidade de doadores em potencial cresceu de forma exponencial, motivada justamente por campanhas de sensibilização. Ainda de acordo com o INCA os transplantes de medula óssea cresceram 57,51% no Brasil, incluindo os três tipos de procedimentos: aparentado, autólogo (medula retirada da própria pessoa) e não-aparentados.

Na primeira blitz da Fundação Sara realizada no dia 04 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, os cadastramentos de doadores no Hemominas da capital saltaram de 10, a média, para 40 cadastros, apenas no período da manhã. Durante toda a mobilização foram feitos mais de 60 cadastros. “O Brasil tem o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, mesmo assim ainda temos muito a fazer, levando em conta que as chances de sermos compatíveis com alguém que necessita do transplante é de de 1 em 100 mil, e eu gosto muito de mobilizar as pessoas participando das blitz” lembra a voluntária da Entidade, Márcia Ramos.

“A bandeira da Fundação Sara é promover melhorias no tratamento oncológico e essa ação é uma contribuição para aumentar as chances de cura através do transplante de medula óssea, sendo que muitas vezes esta é a única alternativa”, enfativa Álvaro Gaspar Costa, presidente da Fundação Sara.