SETEMBRO DOURADO – mês da luta contra o câncer infantojuvenil
1 de setembro de 2015

Para marcar o mês da luta contra o câncer infantojuvenil, a Fundação Sara Albuquerque Costa se uniu a outras instituições mineiras ligadas ao tema para lançar oficialmente a campanha Setembro Dourado, que ressalta a importância do cuidado aos pequenos pacientes. Além da Fundação Sara, que acolhe crianças e adolescentes durante o tratamento em Belo Horizonte e Montes Claros, também fazem parte da mobilização o Hospital das Clínicas da UFMG, a CAPE – Casa de Acolhida Padre Eustáquio e a Convívio Curvelo.

Além da união das instituições, outra novidade neste ano é a antecipação do mês de referência. O presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, explica o motivo da mudança. “Nos anos anteriores, o marco era o mês de novembro, em função do Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, 23 de novembro. Porém, como existe também o Novembro Azul, destinado ao câncer de próstata, a SOBOPE – Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, juntamente com seus filiados, anteciparam a mobilização para setembro, que, a partir deste ano, passa a ser o mês em que unimos esforços em torno do combate e da conscientização”, explica.

O Setembro Dourado foi criado para chamar a atenção de profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral para a importância de se dar mais atenção aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e também para exigir do poder público os devidos investimentos no atendimento aos pequenos pacientes. “Outro importante objetivo é ressaltar a importância da formação dos profissionais de saúde para o diagnóstico precoce da doença, o que aumenta significativamente as chances de cura. Infelizmente, muitos médicos ainda concluem o curso sem a devida qualificação neste sentido”, alerta Costa.

O câncer representa a primeira causa de morte por doença, no Brasil, entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).Em 2014, foram quase 3 mil óbitos. Ainda segundo o INCA, até o final de 2015, devem ser contabilizados aproximadamente 12 mil novos casos de câncer infantojuvenil.
Nas últimas quatro décadas, houve avanço significativo no tratamento da doença. Atualmente, 70% das crianças e adolescentes acometidos podem ser curados, se diagnosticados precocemente.

Costa explica que o nome da campanha foi escolhido para simbolizar a importância do cuidado com as crianças – que valem ouro. “Dedicamos um mês inteiro para refletirmos sobre a importância de cuidarmos das nossas crianças. Por isso, unimos forças com as demais entidades e hospitais. Estamos na mesma causa e, juntos, queremos fortalecer a luta de combate ao câncer”, conta Costa.

A campanha
A campanha Setembro Dourado conta com ações educativas nas redes sociais e palestras para profissionais da saúde. O Cruzeiro Esporte Clube também apoia a causa. Nas partidas disputadas pela equipe nos dias 06 e 27 de setembro, os jogadores usarão uma braçadeira dourada como símbolo da campanha.

Para agendar palestras ou para mais informações entre em contato pelo endereço eletrônico conhecimentoesaude@fundacaosara.org.br ou pelos telefones: (38) 3214-5500 (Montes Claros) e 3284-7690 (Belo Horizonte)