botão whatsapp
Fundação Sara
Setembro Dourado
photo
1 de setembro de 2022

O mês de setembro é marcado pela campanha “Setembro Dourado”, período para intensificar o alerta para as famílias e profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer infantojuvenil. De acordo com a oncopediatra da Fundação Sara, Sabrina Eleutério, as neoplasias mais comuns na infância são, em primeiro lugar, as Leucemias. Outros tipos de tumores como os linfomas, os tumores sólidos do encéfalo, os neuroblastomas e os tumores renais, como o de Wilms, também são frequentes nessa faixa etária.

Para que o diagnóstico seja precoce e, consequentemente, as chances de cura sejam maiores, é preciso redobrar a atenção para alguns sinais e sintomas que persistem, como exemplifica a especialista.

“Febre, manchas roxas pelo corpo que não estão associadas a traumas, dores de cabeça, crescimento de linfonodos (ínguas) não associados a um quadro inflamatório ou infeccioso, dores ósseas e dor abdominal junto ao aumento de volume do abdome são alguns dos sinais que geram alerta”.

Saiba mais: www.fundacaosara.org.br/setembrodourado