Programa Casa nova, vida nova
10 de novembro de 2012

Fundação Sara entrega a nona casa em Riacho dos Machados

A Fundação Sara Albuquerque Costa, em parceria com a TBE – Transmissora Brasileira de Energia- concretizou o sonho de mais uma criança assistida pela entidade com o programa “Casa nova, vida nova”. A pequena guerreira Milena Natália, foi a nona criança beneficiada com o programa que propõe reforma e construção de casas para seus assistidos objetivando aumentar as chances de cura. “A natureza do tratamento realizado pelo assistido requer muitos cuidados, devido à fragilidade do sistema imunológico, podendo atrapalhar o tratamento, levando a criança a ter infecções” ressalta a assistente social Rosana Soares.

A casa foi financiada com a parceria da TBE – Transmissoras Brasileiras de Energia-, uma empresa do grupo Cemig, através da doação de parte de seu imposto de renda, além de parcerias empresariais, poder público e comunidade local.

Milena Natália vive na Zona Rural de Riacho dos Machados, numa região conhecida como fazenda Marimbo. Iniciou o tratamento em 2006 e, desde então é assistida da Fundação. “ Não gosto do tratamento, nem de falar sobre a doença, mas gosto muito da Fundação. Fiz grandes amizades lá” conta Milena, hoje com 12 anos e cheia de sonhos. “Tive que parar de estudar por um tempo por causa do tratamento, mas volto para a escola no próximo ano e estou muito feliz. Quero estudar culinária e ser chef de cozinha” – já planeja a pequena guerreira.

Sua antiga casa era de adobe, com telhado de barro simples, possuía infiltrações, madeiramento danificado e o piso estava com muitos desníveis. A assistida foi escolhida porque, além de ser muito carente, está se preparando para transplante de medula óssea e necessita de um ambiente adequado para favorecer a cura da doença. “Essa casa foi uma benção para Milena. Para ela se movimentar, então, foi a coisa mais maravilhosa do mundo!” emociona-se a madrinha e tia da garota Druvalina Luíza lembrando-se da dificuldade da afilhada.

“Já algum tempo queríamos reformar nossa casa, mas não tínhamos condições. Ser escolhida para receber a casa foi uma dádiva. Agora Milena não gripa mais, não tem mais alergia. Já estou na Fundação Sara há mais de 6 anos e não encontro nem palavras para agradecer tudo que ela tem feito por minha família. Não tenho parentes em Montes Claros e a entidade é tudo pra nós. Nunca faltou nada para Milena lá” – agradece a mãe, Sandra Coelho da Silva.