Fundação Sara está entre as 100 Melhores ONGs de 2022
photo
21 de outubro de 2022

O Brasil possui mais de 800 mil ONGs, mas quem são elas? Onde estão? O que fazem? Para responder estas e outras perguntas, desde 2017 o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil. As 100 Melhores ONGS de 2022 acabam de ser anunciadas, e a Fundação Sara é uma delas. As 100 Melhores ONGS de 2022 acabam de ser anunciadas, e a Fundação Sara é uma delas.  Na lista, que já está disponível no site www.premiomelhores.org, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.

O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, pelo Instituto Doar e pelo Ambev VOA, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize e da Fundação Toyota do Brasil.

Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, que acontecerá no dia 25 de novembro, no Unibes Cultural, em São Paulo. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as dez melhores de pequeno porte e a melhor entre elas. “Se as pessoas não doavam porque não sabiam para quem doar, agora não tem mais desculpa”, afirma Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar, um dos organizadores do Prêmio.

A lista das 100 Melhores ONGs é uma homenagem às organizações que conseguiram atingir o grau mais alto de gestão e eficiência para ajudar a sociedade em suas causas. Elas são feitas de pessoas que tiveram a determinação e a liberdade para atuar em prol de uma causa justa”, afirma Alexandre Mansur, diretor de projetos do O Mundo Que Queremos. Ele ressalta que, essas organizações, com sua diversidade de áreas de atuação, mostram o papel fundamental que os cidadãos têm numa democracia para se reunir e atuar para melhorar a sociedade e o meio ambiente.

Fundação Sara é eleita uma das Melhores ONGs pela terceira vez

Fundadores da Fundação Sara, Álvaro Gaspar e Marlene, na premiação Melhores ONGs 2018, em São Paulo.

Ética e transparência são alguns dos requisitos para a conquista de reconhecimentos pelas instituições. Não é à toa que, pela terceira vez, a Fundação Sara está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil. A primeira foi em 2018 e a segunda em 2020.

Orgulhoso em ter a instituição reconhecida pela terceira vez com o Prêmio Melhores ONGs, o diretor-presidente, Álvaro Gaspar Costa, destaca: “Mesmo quando a Fundação Sara fazia parte apenas dos nossos planos, as instituições de excelência já eram as nossas referências. Costumamos dizer que Sara não foi transferida para um centro especializado em São Paulo por acaso. Era Deus nos colocando nos lugares que serviriam de inspiração para a nossa instituição. Os reconhecimentos são muito importantes para a Fundação Sara, pois se traduzem em credibilidade e apoio da sociedade”.