Fundação Sara e Santa Casa de Montes Claros se unem para construir Hospital de Câncer Infantojuvenil
9 de dezembro de 2017

Às vésperas de celebrar 20 anos de atuação, a Fundação Sara firma mais uma belíssima parceria com a Santa Casa de Montes Claros com o propósito de promover uma transformação da realidade do tratamento oncopediátrico: a construção e humanização de um centro especializado exclusivo para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer. O lançamento da Pedra Fundamental da construção da Unidade Oncológica acontece neste sábado e as obras estão previstas para começar em fevereiro de 2018.

O presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, se dedica voluntariamente à causa há duas décadas, e para ele essa é uma grande conquista. “Sonhos e realizações marcam a história da Fundação Sara, e esse sempre foi o nosso maior e mais ambicioso sonho. É um projeto que visa implantar um novo conceito no tratamento das crianças e adolescentes com câncer. Nossos índices de cura são muito ruins e não podemos aceitar isso como algo normal. Precisamos nos unir e lutar para mudar essa realidade. Somos pessoas inteligentes, cheias de energia e boa vontade, talvez o que nos falta é nos unir em torno de uma causa, e esta é a nossa proposta, unir as pessoas, cada um do seu jeito, em prol de cuidar melhor das nossas crianças e adolescentes,” destaca.

A oncopediatra da Fundação Sara, Sabrina Eleutério acredita que um ambiente humanizado e exclusivo para as crianças, seguido de profissionais bem preparados, vai promover significativos avanços, como a adesão ao tratamento e a redução dos impactos dolorosos e, com isso, as chances de recuperação vão aumentar. O otimismo da médica tem fundamento. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – INCA, se diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados, as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer giram em torno de 80%.

Para o superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, a parceria trará inúmeros benefícios aos pacientes. “Nos sentimos honrados em fazer parte dessa iniciativa. Acreditamos que através da união e esforços de todos, essa nova unidade de atendimento da Santa Casa em parceria com a Fundação Sara, proporcionará um acolhimento mais digno e humanizado às crianças e adolescentes em tratamento”, diz.

Sobre o Hospital do Câncer Infantojuvenil

O local, cedido pela Santa Casa, terá capacidade mensal para atender 120 crianças e adolescentes, realizar mais 200 quimioterapias e 70 procedimentos, além de implante de cateteres, punções de medula e outros. Tudo isso em uma área de 1.200 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, na Rua Tiradentes, nº 770 – Centro, em Montes Claros-MG.

O valor estimado para colocar tudo isso de pé é de 4.5 milhões. Um valor audacioso, mas, para a entidade, que conquistou o respeito e o carinho da sociedade durante sua história, será uma realização do sonho de muitos. “Todos os investimentos da Fundação Sara são realizados por meio de parcerias. Para a construção do Hospital, não será diferente. Já temos a garantia de recursos da campanha McDia Feliz 2017, que é uma parceria que temos desde o ano 2000 com o Instituto Ronald Mcdonald; recursos da campanha Imposto de Renda, que também realizamos anualmente e conta com o apoio de pessoas físicas e jurídicas; parcerias com empresários, por meio de cotas de patrocínio ou apadrinhamento de ambientes; e claro, com a adesão da sociedade”, enfatiza a gerente geral da entidade, Silvana Amorim.

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara Albuquerque Costa foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma entidade filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a entidade foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já somam mais de mil famílias amparadas.

Às vésperas de completar 20 anos da Fundação da Sara e no ano de 146 anos da Santa Casa, as intituições assumem um novo compromisso: a construção e gestão compartilhada do Hospital de Câncer Sara Albuquerque, uma obra necessária para aumentar as chances de cura, e possível, graças ao apoio, confiança e respeito conquistados durante todos esses anos, junto à sociedade e a instituições, como a Santa Casa de Montes Caros, que cedeu a terreno para a construção da obra e a gestão do serviço ambulatorial de oncologia pediátrica à entidade.
Sobre a Santa Casa Montes Claros

Sobre a Santa Casa de Montes Claros

Fundamental para o desenvolvimento do cenário regional da saúde, o maior hospital do Norte de Minas possui, atualmente, 392 leitos, sendo 80% deles destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Durante a história de trabalho ao longo de 146 anos, o Hospital não mede esforços para buscar recursos e investimentos na ampliação das estruturas física e humana, com a aquisição de equipamentos modernos e capacitação tecnológica dos seus profissionais. Com capital intelectual formado por mais de 2000 colaboradores, desses, composto por mais de 400 médicos e demais profissionais, que compõem os corpos clínico, assistencial e administrativo da Instituição; a Instituição realiza mais de 100 mil procedimentos por mês.

Lançamento da obra de construção do Hospital – Pedra Fundamental (evento aberto ao público).
Data: 09/12/2017
Local: Futuras instalações do Hospital Sara Albuquerque