23 de Novembro – Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil
24 de novembro de 2011

No dia 23 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, a Fundação Sara, unidade Montes Claros, realizou uma ação no Colégio Biotécnico. Em parceria com o professor de biologia, André Ricardo Alves e com o Hemocentro Regional da cidade, palestras foram ministradas para alunos do ensino médio e do Pré-vestibular. Para eles foram passadas informações sobre o câncer, doação de sangue e de medula óssea.
Cerca de 200 alunos participaram do evento, ouvindo atentamente tudo o que era dito pelos palestrantes. Oportunidade de aprender e tirar dúvidas sobre a doença, como lembra o professor André Ricardo. “O conhecimento é uma ferramenta muito importante e, neste caso, pode salvar vidas”.
Para a oncopediatra da Fundação Sara, Drª Eliana Cavacami, a data deve promover reflexões. “O 23 de novembro serve para todo mundo pensar sobre o assunto câncer, principalmente o profissional da saúde, que deve reafirmar o seu compromisso no combate à doença”, observa.
No Hemocentro de Montes Claros, os reflexos da ação no colégio já estão sendo sentidos. Segundo a Responsável Pela Captação e Cadastro de Doadores do Hemocentro Regional de Montes Claros, Rosana Silva, os adolescentes e jovens da escola estão se mobilizando a favor da doação de sangue. “Logo depois da palestra fui para o Hemocentro. Chegando lá, já havia um aluno do Biotécnico esperando para fazer o cadastro e se tornar um doador de sangue. Foi incrível!”, comemora.