1ª Caminhada de Combate ao Câncer movimenta o domingo em BH
9 de abril de 2012

Agora, todos estão convidados para a 1ª Caravana Gastronômica de Combate ao Câncer

Familiares e amigos de crianças e adolescentes com câncer se uniram a médicos e representantes de entidades não governamentais em Belo Horizonte, hoje, 8 de abril, Dia Mundial de Combate ao Câncer, para alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado aos pacientes. Todos estavam juntos na 1ª Caminhada de Combate ao Câncer, promovida pela Fundação Sara Albuquerque Costa, que ampara crianças e adolescentes com câncer e suas famílias. A concentração começou às 9h, na Praça da Bandeira (bairro Mangabeiras). No local, teve aula de alongamento e orientações sobre alimentação e práticas esportivas, entre outras atrações. A saída para a caminhada foi as 10h, passando pela avenida Bandeirantes, com término na Praça JK.

O evento também serve para arrecadar recursos para manutenção da instituição, que presta assistência permanente a mais de 500 famílias cadastradas em suas duas unidades, em Belo Horizonte e Montes Claros. A camiseta da caminhada ainda pode ser adquirida a R$ 30 e pode ser solicitada pelo telefone (31) 3284-7690, sem taxa de entrega. Quem preferir retirar a camiseta pessoalmente poderá conhecer de perto o trabalho realizado pela instituição na capital mineira. A Fundação Sara fica na rua Pouso Alto, 285, bairro São Lucas.

Membro do conselho científico da Fundação Sara, o oncologista pediátrico da Santa Casa de Belo Horizonte Joaquim Caetano Aguirre ressalta que, tão importante quanto a arrecadação de recursos para o atendimento aos pacientes com câncer é a conscientização da sociedade. “Cada participante será um multiplicador das informações sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado às pessoas com câncer. É uma forma de abrir os olhos da sociedade e das autoridades para a doença, que é a maior responsável por óbitos entre crianças e adolescentes”, ressalta Dr. Caetano. Dados do Sistema Único de Saúde revelam que dez mil crianças e adolescentes acima de quatro anos morrem de câncer anualmente no Brasil.

A 1ª Caminhada de Combate ao Câncer da Fundação Sara teve o apoio de Leg Assessoria Esportiva, Construtora Avalicon e Supra Comunicação. O evento também conta com o auxílio da Paróquia São João Evangelista, da Serra, que incluiu o evento em sua programação da Campanha da Fraternidade, que em 2012 adota a temática da saúde pública.

Confira as fotos da 1ª Caminhada de Combate ao Câncer em BH: