O câncer é a principal causa de morte por doença no mundo entre crianças e adolescentes
Desde 2002, as organizações não governamentais instituíram 15 de fevereiro como o Dia Internacional da Luta Contra o Câncer Infantil, que tem como objetivo conscientizar a população acerca da doença, considerada a principal causa de morte entre crianças e adolescentes em todo o mundo. Segundo a Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica, a cada ano, cerca de 400.000 pessoas, com idade entre 0 e 19 anos, são diagnosticadas com câncer em todo o mundo.
Diferente do câncer em adultos, o câncer infantojuvenil não está relacionado a fatores externos como sedentarismo e tabagismo, por exemplo, por isso, não há como prevenir. No entanto, com diagnóstico precoce e tratamento efetivo, as chances de cura chegam a 80%. E é essa esperança de cura que a Maria Alice tem. Este mês, ela celebrou um ano sem quimioterapia. “Sabemos que ainda temos um caminho a percorrer, mas essa conquista nos deixa aliviada e extremamente feliz. Estamos confiantes e acreditamos na cura dela“, destaca a mãe, Janailde Ribeiro.
A oncopediatra da Fundação Sara, Dra. Sabrina Eleutério, explica que como os sinais e sintomas desse tipo de câncer são semelhantes aos de outras doenças da idade, é comum confundir. Para se chegar ao diagnóstico, o acompanhamento da evolução das manifestações e o olhar atento dos responsáveis fazem toda a diferença.
A Fundação Sara, além de auxiliar, por meio de 11 programas assistenciais que incluem condições dignas de moradia, transporte, alimentação, entre outros serviços, oferece toda uma estrutura de apoio para que as famílias se sintam acolhidas e não haja desistências durante o tratamento.
Além de outras inúmeras ações, a instituição também entende a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura e atua no processo de tornar mais célere os atendimentos de crianças e adolescentes que apresentem suspeitas de câncer.
Sobre a Fundação Sara
A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.
Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social foi ampliada para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região; as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam; e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. Em mais de 24 anos de atuação, já são quase 1.400 famílias amparadas.
Em 2018, 2020 e 2022 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Em 2022, a instituição foi contemplada com o Prêmio Integridade pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), comprovando sua atuação com boas práticas de gestão, governança, integridade e conformidade em Minas Gerais. Para saber mais sobre o trabalho da Instituição acesse www.fundacaosara.org.br.