ELAS DECLARAM AMOR TODOS OS DIAS. É HORA DE DECLARAR O SEU!

Fundação Sara lança campanha para sensibilizar declarantes de Imposto de Renda a fazerem valer o direito de destinar 3% do valor devido para a instituição através do Fundo da Infância e Adolescência- FIA.

Muitas pessoas acreditam que não recebem do governo serviços de qualidade em contrapartida aos impostos que pagam; ou que o dinheiro dos impostos é mal-empregado. O que poucos sabem é que é possível ajudar instituições de amparo a crianças e adolescentes, como a Fundação Sara, com parte desse dinheiro, sem nenhum custo a mais para o declarante.

A iniciativa é amparada pela Lei Federal 8.069/90, que permite a destinação por meio do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA. Portanto, se você declara Imposto de Renda no formulário completo e tem restituição ou imposto a pagar, você pode participar e destinar recursos, beneficiando-se da lei. O valor destinado ao FIA é automaticamente deduzido do Imposto total a pagar. No caso de quem tem imposto a restituir, o valor destinado ao FIA é acrescido à restituição.

Durante os meses de março e abril essa possibilidade fica ainda mais fácil. “Ao invés de deixar todo o dinheiro com o governo, o declarante tem a opção de destinar 3% do valor devido para o Fundo da Infância e Adolescência, que por sua vez repassa às instituições cadastradas, como a Fundação Sara. Consequentemente, o declarante estará apoiando uma instituição que conhece e poderá acompanhar onde os recursos foram investidos. É uma iniciativa amparada por lei, é fácil de fazer, pois é no próprio formulário da declaração, e sem custo nenhum para o declarante, ou seja, basta querer fazer”, explica a superintendente executiva da Fundação Sara, Silvana Amorim.

De acordo com a Receita Federal, em 2020, Minas Gerais recebeu de destinação para os fundos municipais o valor de R$9.346.946, enquanto poderia ter recebido o valor de R$314.960.447. Uma média de 3% do potencial de arrecadação.

Passo a Passo de como Destinar o Imposto de Renda

ELAS DECLARAM AMOR TODOS OS DIAS. É HORA DE DECLARAR O SEU!

É com esse mote que a Fundação Sara pretende sensibilizar os declarantes a perceberem a importância da doação.

“A maioria dos acompanhantes dos nossos assistidos são mães. Elas se desdobram para cuidar dos filhos o tempo todo, muitas vezes abrindo mão da devida atenção a outros filhos e até mesmo dos cuidados com elas mesmas. Amor é atitude, e a atitude de destinar 3% é o que esperamos das pessoas que declaram Imposto de Renda”, diz Silvana.

Os recursos da campanha são investidos na assistência de crianças e adolescentes, como a pequena Olívia.  A Olívia tem apenas três anos. A mãe, Ana Paula Kapiche, conta que mais ou menos no início da pandemia, a pequena começou a apresentar algumas alterações muito leves na saúde, mas que ascenderam seu alerta.

Ficamos naquele dilema de não ir ao hospital para não a colocar em risco. Os sintomas foram persistindo e agravando: dores abdominais, fraqueza, perda de apetite…. Quando enfim a levamos ao médico, foram feitos exames de sangue. Quando o resultado saiu já me ligaram pedindo para procurar o hospital. Fomos informados do diagnóstico de leucemia e Olívia ficou internada por 40 dias para realizar a primeira etapa do tratamento. Chegamos a pensar em voltar para o Rio de Janeiro ou Espirito Santo, onde estão nossos familiares. Um dos pontos determinantes para que ficássemos em Montes Claros foi o suporte oferecido pela Fundação Sara, que nos deu um chão, nos guiou e deu todas as informações, apoiando em tudo que precisamos”, conta a mãe.

Para fazer valer seu direito destinar parte do Imposto de Renda à Fundação Sara através do FIA, entre em contato com seu contador ou com a instituição pelos telefones (38) 3214-5500 ou 988293042. Você também pode acessar o site www.fundacaosara.org.br/IR , onde há mais informações, inclusive um passo a passo. Envie o comprovante de pagamento do DARF para a Fundação Sara, pois só assim a instituição conseguirá resgatar o valor junto ao FIA.

Sobre a Fundação Sara Albuquerque

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma entidade filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a entidade foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já somam mais de 1.200 famílias amparadas.

Em 2018 e 2020 a instituição foi reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia como uma das 100 melhores organizações brasileiras do terceiro setor em gestão e transparência. Para saber mais acesse www.fundacaosara.org.br.