Retinoblastoma tem cura? Conheça o câncer diagnosticado na filha de Thiago Leifert

Em janeiro deste ano, o apresentador Tiago Leifert e a jornalista Daiana Garbin utilizaram o Instagram para alertar as pessoas sobre o retinoblastoma, um tipo de câncer raro nos olhos que acometeu a filha de um ano do casal, Lua Garbin Leifert.

O retinoblastoma é um tipo de tumor maligno que se desenvolve na retina e provoca algumas alterações visuais, sendo um câncer que atinge cerca de 3% dos casos em crianças entre 0 e 5 anos, segundo o Ministério da Saúde.

Após notarem que os olhos da filha apresentavam movimentos irregulares e um reflexo branco, geralmente percebido em fotos tiradas com flash, Tiago e Daiana levaram a filha ao oftalmologista. Os pais observaram também que ela posicionava a cabeça para a lateral para enxergá-los.

Segundo o casal, a intenção de compartilhar informações sobre o tratamento da filha era conscientizar outras famílias a diagnosticarem precocemente esse tipo de câncer, que afeta cerca de 200 crianças por ano no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

A repercussão do caso de Lua fez com que muitas pessoas procurassem entender do que se trata o retinoblastoma, aumentando o número de diagnósticos em função da conscientização dos pais. Aqui na Fundação Sara, por exemplo, recebemos 10 novos casos de retinoblastoma no primeiro semestre deste ano em Belo Horizonte.

Apesar de ser um tumor raro e de categoria grave, a identificação da manifestação da doença aumenta a possibilidade de diagnóstico precoce e, consequentemente, o sucesso do tratamento. Se você é mãe, pai ou responsável por uma criança, confira o guia completo sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil:

👉 Um e-book tanto para os profissionais da atenção primária, quanto para os responsáveis pelos cuidados da criança, a fim de facilitar o diagnóstico. Acesse o material!

Um ano após receber a notícia do diagnóstico, o casal decidiu lançar a campanha “De olho nos olhinhos”.

Ficar de olho nos olhinhos é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico precoce é a chave para aumentar as chances de cura. Nosso sonho é que as famílias consigam detectar problemas oculares antes do que nós conseguimos, reforça Tiago.

Assim como Tiago e Daiana, a missão da Fundação Sara é trazer conhecimento para que o diagnóstico precoce do câncer na infância seja possível e as chances de cura cada vez maiores. Por isso, a nossa oncopediatra Dra. Sabrina Eleutério também trouxe mais informações sobre o retinoblastoma! *Continua após o vídeo.

Retinoblastoma tem cura?

A boa notícia é que mais de 90% dos casos de retinoblastoma em estágio inicial tem cura, sendo grande parte deles com preservação dos olhos e da visão. O tratamento ocorre de acordo com a fase que se encontra o tumor. Quanto mais precoce for o diagnóstico, menos agressivo será o tratamento e melhores podem ser os resultados.

Os principais tipos de procedimentos abrangem cirurgia, radioterapia, terapia a laser, crioterapia e quimioterapia intra-arterial/intravítrea. A escolha depende do tamanho, da localização do tumor e da complexidade.

Vale destacar a importância da presença de uma equipe interdisciplinar que esteja bem alinhada para prestar assistência integral, tanto para as crianças e adolescentes com câncer quanto para suas famílias. É por isso que aqui na Fundação, além de realizar o acolhimento, prestamos apoio, conforto e oferecemos orientações e intervenções durante todas as etapas do processo de tratamento.

Sendo assim, é fundamental dar atenção aos sinais e sintomas da doença. E, para saber como fazer isso, vamos trazer outros conteúdos com explicações mais detalhadas sobre o câncer infantojuvenil. Fique ligado!

Compartilhe este artigo e ajude-nos a levar informações para o maior número de pessoas possíveis. O diagnóstico precoce salva vidas!

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social ampliou para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região, as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. No total, já são mais de 1.400 famílias amparadas.

Em 2018 e 2020, a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Para saber mais sobre o trabalho da instituição acesse www.fundacaosara.org.br.

Referências

G1. Tiago Leifert e Daiana Garbin dizem que estado de saúde da filha é estável: Lua foi diagnosticada com retinoblastoma. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2022/05/07/tiago-leifert-e-daiana-garbin-dizem-que-estado-de-saude-da-filha-e-estavel-lua-foi-diagnosticada-com-retinoblastoma.ghtml>. Acesso em: 26 set. 2022.

GRAAC, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. Retinoblastoma. Disponível em: <https://graacc.org.br/retinoblastoma/>. Acesso em: 26 set. 2022.

JUNTOS PELA VISÃO INFANTIL. Retiniblastoma tem cura? Disponpivel em: <https://juntospelavisaoinfantil.com.br/teste-do-olhinho/retinoblastoma-tem-cura-e-tratamento/>. Acesso em: 26 set. 2022.

OLHAR DIGITAL. Retinoblastoma: entenda o câncer que afesta filha de Tiago Leifert. Disponível em:<https://olhardigital.com.br/2022/01/29/medicina-e-saude/retinoblastoma-entenda-o-cancer-que-afeta-filha-de-tiago-leifert/>. Acesso em: 26 set. 2022.