Programa Conhecimentos que Curam

Setembro é o mês de conscientização sobre o câncer na infância e na adolescência. No entanto, na Fundação Sara essa conscientização acontece o ano inteiro. Estamos falando do programa Conhecimentos que Curam.

Desde 2009 já foram capacitados mais de cinco mil profissionais da atenção primária à saúde de 50 municípios, especialmente  do Norte de Minas. O objetivo é alertar sobre  sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Com isso, os casos suspeitos são encaminhados para os centros de referência e o tratamento é iniciado o quanto antes.

Capacitação para profissionais da saúde de Januária/MG

Apesar de raro, comparado ao câncer em adultos, o câncer infantojuvenil adquire sua importância no que se refere à taxa de mortalidade. É a primeira causa de morte, por doença, na faixa etária entre 01 e 19 anos. No entanto, se diagnosticado precocemente e tratado em centros especializados as chances de cura giram em torno de 80%. “Além de maiores chances de cura, as crianças e os adolescentes terão menos sequelas e mais qualidade de vida”, alerta a oncopediatra Sabrina Eleutério.

Pé na Estrada

Apesar dos serviços da Fundação Sara se concentrarem em Montes Claros e Belo Horizonte, o trabalho vai muito além dos limites desses dois municípios.

“Nós já chegamos a viajar em torno de 300 km para chegar aos municípios e capacitar as equipes de  saúde”.

–  Priscilla Pimenta – Enfermeira coordenadora técnica da Fundação Sara

Confira os depoimentos de quem já participou das capacitações.

Como o programa Conhecimentos que Curam é mantido

O programa Conhecimentos que Curam é dividido em duas categorias. A primeira é o Articulando o Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, que é uma parceria com o Instituto Ronald McDonald – IRM. A capacitação é composta em média por 18 horas divididas em três módulos. Todas das despesas são custeadas pelo IRM.

Já  o Sinais & Sintomas é  uma capacitação própria da Fundação Sara com carga horária reduzida.  Todas as despesas são custeadas pela própria entidade. Os recursos têm como origem as doações pontuais ou mensais dos associados.

Para agendamento de palestras e capacitações, entre em contato conosco!