Fundação Sara celebra 24 anos de apoio a crianças com câncer

Instituição nasceu da experiência dos pais da pequena Sara Albuquerque

Uma das Melhores ONGs do Brasil, eleita por duas vezes, celebra 24 anos de atuação no dia 30 de junho. A Fundação Sara nasceu da experiência do casal Álvaro Gaspar Costa e Marlene Cavalcanti Albuquerque Costa, que, durante dois anos, passou pela experiência do tratamento de câncer da filha Sara, entre 1996 e 1997.

Instituída em 1998, em Montes Claros/Norte de Minas Gerais, e em 2010, em Belo Horizonte, a Fundação Sara já amparou mais de 1.400 crianças e adolescentes. A fundadora e Vice-presidente, Marlene Albuquerque, acredita que sua filha Sara veio ao mundo para inspirar ela e o esposo na criação da instituição.

“Foram quase dois anos de tratamento em Belo Horizonte e São Paulo com o apoio de familiares, amigos, colegas de trabalho e até de desconhecidos. Passamos pelo desespero da perda, mas mesmo antes disso, Deus já abria nossos corações para algo maior que estava por vir. Logo após o falecimento de Sara, agilizamos tudo que seria necessário para a implantação da Fundação Sara, uma instituição capaz de cuidar das famílias, assim como fomos cuidados durante o tratamento de Sara”.

Além de toda a assistência oferecida, como hospedagem, alimentação, transporte até hospitais e clínicas, atendimento multiprofissional, custeio de medicamentos e exames não cobertos pelo SUS, a Fundação Sara também atua com ações de promoção do diagnóstico precoce do câncer e investimentos nos centros de tratamento.

Programa de Compliance

Álvaro e Marlene, pais da Sara, recebem Prêmio Melhores ONGs.

Ética e transparência são alguns dos requisitos para a conquista de reconhecimentos pelas instituições. Não é à toa que a Fundação Sara acumula vários reconhecimentos ao longo dos seus 24 anos, como os mais recentes: Melhores ONGs 2018 e 2020. Outra conquista bem recente foi a participação da instituição no Criança Esperança, um projeto da Rede Globo em parceria com a Unesco, beneficiando-se de recursos no ano 2021.

Seguindo a premissa da qualidade dos seus serviços e do cumprimento dos seus valores – amor, atitude, integridade e excelência – a Fundação Sara começou, em 2021, sua participação em um curso para implantação do Programa de Compliance. Para isso, contou com a parceria de importantes instituições, como o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, FUNDAMIG – Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado, Grupo CCR – companhias de infraestrutura e mobilidade e Fundação Dom Cabral.

“Mesmo quando a Fundação Sara fazia parte apenas dos nossos planos, as instituições de excelência já eram as nossas referências. Costumamos dizer que Sara não foi transferida para um centro especializado em São Paulo por acaso. Era Deus nos colocando nos lugares que serviriam de inspiração para a nossa instituição. Os reconhecimentos são muito importantes para a Fundação Sara, pois se traduzem em credibilidade e apoio da sociedade”, declara o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa.

Alvaro Gaspar destaca ainda que a Fundação Sara cresceu. Com uma unidade em Montes Claros e outra em Belo Horizonte, e com a atuação de centenas de voluntários, funcionários, parceiros e apoiadores, a direção percebeu que, para garantir a longevidade da instituição, respeitando sua cultura, princípios e valores, seria imprescindível a implantação de um sistema que pudesse favorecer a observância de comportamentos e atitudes aderentes às normas e procedimentos. A estratégica da instituição foi de estruturar o que já tinha e aperfeiçoar seus processos para implantar o Programa de Compliance, que apresenta recursos que oportunizam melhorias na organização interna e atuação em conformidade com todas as normas previstas.

Fundação Sara 24 anos

Para marcar seus 24 anos de atuação, a Fundação Sara terá a seguinte programação:

Missa em Ação de Graças pelos 24 anos da Fundação Sara

• Belo Horizonte/MG:

Data: 30/06/2022, às 19h

Local: Sede da Fundação Sara em Belo Horizonte

Público: voluntários, colaboradores e famílias hospedadas

• Montes Claros/MG:

Data: 27/06/2022, às 16h

Local: Sede da Fundação Sara em Montes Claros

Transmissão pelo Instagram @fundacaosara

Lançamento do Programa de Compliance

Público: Equipe de colaboradores e dirigentes da Fundação Sara

Data: 29/06//2022, às 13h30

Local: auditório da AMAMS

Av. Major Alexandre Rodrigues, 416 – Ibituruna – Montes Claros/MG

Comemorar o aniversário da Fundação Sara com essa programação é uma maneira de agradecer por tantas bênçãos e também de reconhecer que a instituição cresceu e se fortaleceu. Nós lidamos com duas coisas muito sérias: crianças e adolescentes com câncer e a confiança da população. E a maneira que temos de zelar pela confiança que conquistamos ao longo da nossa história é fazendo o possível para que as atitudes de todos os nossos colaboradores sejam pautadas pela ética. Claro que ter um Programa de Compliance por si só não garante a inexistência de algum ato fora dos códigos de conduta. No entanto, se ocorrerem atitudes que violam as regras, o programa atua na correção da não conformidade e dá abrangência para que esse quadro não se repita mais”, destaca o presidente.

Para mais informações sobre a Fundação Sara, acesse www.fundacaosara.org.br.