Afinal, o arroz é saudável ou não?

Manter uma alimentação saudável é um grande desafio, ainda mais quando se trata de crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Fazer com que eles comam pratos nutritivos requer esforço e criatividade. Por isso, buscar alternativas criativas de organizara alimentação e torna-la atrativa é uma boa estratégia para incentivar os pequenos e grandinhos, principalmente quando eles negam, até mesmo, o clássico arroz.

Nessa busca persistente por uma alimentação mais saudável, o arroz não precisa sair do cardápio. Isso mesmo! O tradicional arroz, considerado a base da alimentação brasileira, não é o grande vilão das dietas, muito pelo contrário. O prato é uma opção saudável e nutritiva para manter o bom funcionamento do organismo, e ainda mais importante para crianças e adolescentes, já que fornece boa quantidade dos nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento.

Além das proteínas, o arroz oferece carboidratos, vitaminas do complexo B, ferro, é um alimento de fácil digestão e raramente provoca alergias. O alimento também apresenta substâncias antioxidantes, que atuam melhorando vários fatores do corpo e auxiliam na redução dos níveis de colesterol, na prevenção da obesidade e de outras doenças, como o câncer.

Portanto, incluindo o cereal na dosagem correta, é possível manter uma alimentação saudável. E essa condição pode favorecer uma melhor resposta ao tratamento oncológico. Por isso, o arroz é indispensável no cardápio dos nossos pequenos.

Vale lembrar que a quantidade consumida do grão, o modo de preparo e os acompanhamentos devem ser equilibrados para que o prato não atrapalhe a dieta e se mantenha nutritivo e saboroso. Assim como é fundamental seguir as demais orientações do nutricionista.

Aqui, na Fundação Sara, temos desenvolvido várias receitas caprichadas com o tradicional arroz para compor as atividades do projeto “Nutrindo Campeões”, uma parceria com o Arroz Prato Fino.

Nossos pequenos aprovaram todas, mas a famosa “Pizza de Arroz” fez muito sucesso entre as crianças. É por isso que a gente preparou um passo a passo dessa receita superprática que a nossa nutricionista, Roberta Cunha, fez para incrementar o arroz que as crianças adoram.

Veja como fazer a Pizza de Arroz

Ingredientes da massa:

  • 2 xícaras de arroz cozido;
  • 4 ovos;
  • 2 xícaras de leite;
  • Sal a gosto;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó.

Recheio (sugestões):

  • Queijo mussarela ralado;
  • Frango desfiado;
  • Fatias de tomate;
  • Cebola;
  • Orégano.

Modo de preparo

  1. No liquidificador, bata os seguintes ingredientes até ficar uma massa homogênea: arroz cozido, ovos, leite e sal. Depois acrescente a farinha de trigo e, por último, o fermento em pó;
  2. Coloque a massa em uma assadeira redonda, devidamente untada com óleo e farinha de trigo. Leve ao forno para assar, por aproximadamente 20 minutos em temperatura média ou até dourar levemente;
  3. Retire a assadeira do forno e coloque todos os ingredientes da cobertura, decorando a pizza como desejar;
  4. Polvilhe orégano, volte ao forno novamente para gratinar.

Viu só como o arroz é versátil e você pode agradar todo mundo? Não tenha medo de incluir esse alimento nas refeições das crianças e na sua. Ele é saudável e pode sim estar presente no prato durante uma reeducação alimentar.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que não deixe de consumir esse prato tradicional da culinária. Já aproveita para colocar essa receita em dia com as crianças antes das férias acabarem e depois conta para gente como foi.

Aproveite também para baixar o nosso e-book “Alimentação e Câncer”. Nele, você encontrará outras receitas simples, que podem ser preparadas com o auxílio da própria criança, para que esse aprendizado seja lúdico e prazeroso.