Imposto de Renda Solidário: contribuintes têm direito de destinar até 3% para instituições filantrópicas
photo
25 de março de 2025

Garantido por lei, doação de até 3% do IR permite apoiar instituições como a Fundação Sara, ajudando crianças com câncer, sem gastar nada a mais.

A partir desta segunda-feira (17), tem início o prazo para a declaração do Imposto de Renda. Além de cumprir a obrigação fiscal, os contribuintes têm a oportunidade de ir além do simples acerto de contas com a Receita Federal: é possível destinar até 3% do imposto devido para projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A ação, garantida por lei, não gera custos adicionais e representa uma forma direta de apoiar instituições que fazem a diferença.

Uma das instituições que recebem esses recursos é a Fundação Sara, referência no Norte de Minas no acolhimento e assistência a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Há mais de 26 anos, a instituição oferece suporte essencial às famílias que enfrentam os desafios do diagnóstico e da batalha contra a doença, garantindo cuidados especializados e humanizados.

Quando um contribuinte destina parte do seu Imposto de Renda para a Fundação Sara, ele está transformando um valor que já seria pago ao governo em assistência direta para crianças e adolescentes com câncer. Essa doação permite que possamos continuar oferecendo exames, medicamentos, atendimento multidisciplinar e outros cuidados fundamentais. É um gesto simples, mas de um impacto imenso na vida de muitas famílias“, destaca Silvana Soares, superintendente da Fundação Sara.

Destinar parte do Imposto de Renda para a Fundação Sara é um processo simples, sem custos adicionais e com grande impacto social. Basta optar pelo formulário completo no momento da declaração e direcionar até 3% do imposto devido.

Os valores arrecadados ajudam a custear exames, medicamentos, cateteres, atendimento multidisciplinar, entre outras necessidades essenciais de centenas de crianças e adolescentes com câncer que são assistidas pela instituição.

Como participar

Para contribuir, basta realizar a destinação no próprio formulário da declaração do Imposto de Renda. Contadores também podem auxiliar no processo, garantindo que o contribuinte exerça seu direito sem complicações. Para saber mais, ou conferir o passo a passo para destinar, acesse o site: fundacaosara.org.br/irmoc.

Após realizar a destinação, é fundamental que o contribuinte informe a Fundação Sara, enviando a DARF diretamente pelo site fundacaosara.org.br/irmoc ou via WhatsApp pelo número (38) 9 8829-3042. Esse passo garante que o recurso seja corretamente direcionado à instituição.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (38) 3214-5500 ou no site fundacaosara.org.br/ir, onde há um passo a passo detalhando o processo de destinação.

Um hospital para transformar o tratamento oncopediátrico no Norte de Minas

Os contribuintes que destinarem parte do Imposto de Renda para a Fundação Sara também estarão apoiando um dos projetos mais importantes da instituição: a construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o primeiro hospital oncopediátrico do Norte de Minas.

O tratamento do câncer na infância tem suas especificidades, e sem uma equipe especializada tanto para fazer diagnóstico rápido quanto o tratamento, e sem um local voltado especificamente para esse público, o futuro de muitas crianças pode simplesmente não existir. Com a construção do Hospital de câncer Sara Albuquerque, a Fundação Sara trará a humanização do atendimento ao paciente infantil e sua família, além da melhoria do tratamento com uma equipe especializada em oncologia pediátrica.

O hospital está localizado na Rua Tiradentes, nº 770, no Centro de Montes Claros/MG, e contará com 11 leitos para quimioterapia, leito de isolamento, ambulatórios, brinquedoteca e outros espaços essenciais. O investimento total é estimado em R$ 8,5 milhões, dos quais ainda faltam aproximadamente R$ 5,5 milhões para a conclusão da obra.

 

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias da região com crianças e adolescentes com câncer. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social foi ampliada para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região; as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam; e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. Em 26 anos de atuação, já são mais de 1.700 famílias amparadas.

Em 2018, 2020 e 2022 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Em 2022, a instituição foi contemplada com o Prêmio Integridade pelo Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, comprovando sua atuação com boas práticas de gestão, governança, integridade e conformidade no estado.

Para proporcionar mais chances de cura para crianças e adolescentes, a Fundação Sara está construindo em Montes Claros o Hospital de Câncer Sara Albuquerque, o primeiro do Norte de Minas exclusivo para crianças e adolescentes. Uma parceria com a Santa Casa de Montes Claros. Para saber mais sobre o trabalho da Fundação Sara acesse www.fundacaosara.org.br

WhatsApp