Fundação Sara realiza Projeto Sinais e Sintomas
photo
30 de dezembro de 2024

A capacitação para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil acontecerá em Montes Claros para cerca de 1.400 profissionais da atenção primária que atuam na rede pública de saúde

Nas últimas quatro décadas, o tratamento do câncer infantojuvenil avançou significativamente, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Apesar desse progresso, quando falamos dos tumores que atingem crianças e adolescentes, ainda não há evidências científicas que liguem a doença a fatores externos. O grande desafio, portanto, continua sendo a identificação precoce dos sinais e sintomas, algo que pode fazer toda a diferença nos índices de cura.

Pensando nisso, a Fundação Sara lançou o projeto “Sinais e Sintomas: Contra o Câncer Infantojuvenil, cada minuto importa”. A proposta tem como objetivo capacitar cerca de 1.400 profissionais da atenção primária que atuam na rede pública de saúde de Montes Claros. Esses profissionais são peças-chave no diagnóstico precoce, por estarem próximos às famílias e acompanharem seu dia a dia.

A Fundação Sara acredita que, no combate ao câncer infantojuvenil, cada minuto faz a diferença. Por isso, além de aprimorar as habilidades técnicas dos profissionais de saúde, a proposta busca aumentar a conscientização e fornecer o suporte necessário para que crianças e adolescentes diagnosticados tenham mais chances de cura e qualidade de vida. A mobilização acontecerá por meio de capacitações que trarão conhecimentos atualizados sobre os principais sinais e sintomas da doença, bem como técnicas de diagnóstico precoce e abordagens de tratamento.

O projeto também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, que incluiu as capacitações no cronograma oficial de treinamentos do município. Dessa forma, garante-se que um grande número de profissionais seja atingido, ampliando o impacto da iniciativa e ajudando a salvar vidas por meio da disseminação do conhecimento.

O treinamento é conduzido pela Enfermeira da Fundação Sara, Acácia Alves, pós-graduada em Gestão de Serviços de Saúde, Terapia Intensiva, Trauma e Emergências. A abertura oficial do projeto ocorreu no dia 29 de outubro de 2024, na AMAMS em Montes Claros/MG. O projeto terá duração de 11 meses, com o objetivo de capacitar 1.400 profissionais da saúde, ampliando a capacidade de diagnóstico precoce e, consequentemente, aumentando as chances de cura para as crianças e adolescentes que enfrentam o câncer.

WhatsApp