Fundação Sara -

Página Inicial
English Version

Câncer Infantojuvenil

O câncer é o nome dado ao conjunto de mais de 200 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem tecidos e órgãos, podendo se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, essas células passam a ser agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos (acúmulo de células cancerosas). Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam, vagarosamente, e se assemelham ao seu tecido original e raramente constituindo risco de morte.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada por mais de um tipo de células. Se o câncer tem início em tecido de revestimento, como pele ou mucosas, ele é denominado carcinoma (tipo raro nas crianças); se começar em tecidos conjuntivos, como ossos, músculos ou cartilagem, é chamado de sarcoma (tipo mais comum em crianças).

Outras características que diferenciam os tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástase).

UNIDADE BELO HORIZONTE/MG
RUA POUSO ALTO, Nº 285, SERRA
CEP: 30.240-180
TELEFONE: (31)3284-7690
UNIDADE MONTES CLAROS/MG
RUA ANDRÉ LUIZ, Nº 415, CANELAS II
CEP: 39.402-384
TELEFONE: (38)3214-5500

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido!